O Instituto Sundance, uma organização sem fins lucrativos, anunciou os curtas animados para a edição de 2024. O festival acontecerá nos dias 18 a 28 de janeiro em Park City, Utah.
Esse ano terá a 40ª edição e contará com celebrações especiais, bem como a restauração em 4K de “Napoleon Dynamite”, “Go Fish”, “Three Seasons” e também uma versão estendida de “DIG!”, além de uma retrospectiva de curtas. Além disso, reunirá artistas e ex-alunos para conversas e encontros, permitindo que o público revisite os filmes mais icônicos da história do Sundance.
Surpreendementeme houveram 12.098 inscrições de curtas para o edição de 2024. Dessas inscrições, 5.323 foram dos Estados Unidos e 6.799 de outros países. Agora confira 05 curtas animados selecionados:
01. “27” (França, Hungria)
Diretora e Roteirista: Flóra Anna Buda
Produtores: Emmanuel-Alain Raynal, Pierre Baussaron, Gábor Osváth, Péter Benjámin Lukács
Alice tem 27 anos, mas mesmo assim ela se sente um pouco sufocada com a sua vida, pois ainda mora com seus pais. A fim de escapar dessa realidade tediosa, ela tende a viver em seus sonhos malucos. “27” já foi premiado em diversos festivais, aliás há um post no blog sobre o curta. Clique aqui para conferir.
02. Baigal Nuur – Lago Baikal (Canadá, Alemanha)
Diretora, Roteirista e Produtora: Alisi Telengut
A formação do Lago Baikal na Sibéria é reimaginada através desse curta feito giz pastel e tinta. É apresentando pela voz de uma mulher Buryat, que ainda consegue recordar algumas palavras em seu idioma ameaçado (Buryat-Mongólia).
03. Miisufy (Estônia)
Diretora: Liisi Grünberg
Roteirista e Produtora: Aurelia Aasa
O gato de estimação digital Miisu fica cansado de sua dona e começa a se revoltar. O mundo é observado pelo olhar dos animais de estimação digitais, por analogia o jogo Tamagotchi. Elenco: Maria Ehrenberg.
04. Dona Beatriz Ñsîmba Vita (Brasil)
Diretor e Roteirista: Catapreta
Produtora: Miriam Rolim
Kimpa Vita realiza a missão profética com a finalidade de liderar seu povo em uma sociedade racista e desigual. A animação é ambientada no Brasil contemporâneo e inspirado na história real de Kimpa Vita, uma líder religiosa congolense do século XVII.
05. Matta and Matto (Suíça)
Diretoras e Roteiristas: Bianca Caderas, Kerstin Zemp
Produtor: Joder von Rotz
Em uma época em que toda proximidade interpessoal é proibida, o Hotel Vaip oferece quartos maravilhosos onde os hóspedes se aconchegam a dispositivos construídos com a finalidade de imitar o toque humano. Elenco: Bianca Caderas, Kerstin Zemp, Etienne Mory, Amélie Cochet, Danay Gijzen, Martine Ulmer.
Fonte: Animation Magazine