Scripts, se usados com sabedoria, podem ser fortes aliados na hora de colocar a mão na massa, principalmente se seu projeto for muito grande e envolver várias comps, layers, etc.
Você que chegou agora nessa área, fica se perguntando: “Mas o que danados são scripts?” De forma bem resumida, scripts são “roteiros” seguidos por sistemas computacionais que trazem informações para serem processadas, e transformadas em ações efetuadas por um programa principal, que no nosso caso é o after effects. Então se você sente uma necessidade de deixar seu workflow mais eficiente, e deste modo evitar perder algumas horinhas ao final do dia, se liga nessa lista que preparamos, com os três scripts essenciais para qualquer motion designer/animador.
Depois que conheci este script nunca mais passei um dia sem usá-lo. Sua função é ajustar o tamanho da PreComp aos objetos que estão dentro dela. Por exemplo, se há uma composição de 1280x720px, com um objeto de tamanho bem menor, 50x50px, por exemplo, pode-se usar este script para reduzir a composição ao tamanho do objeto, evitando ter que trabalhar com uma composição desnecessariamente maior. Se você trabalha com rig de personagens importados do illustrator e photoshop, entenderá bem do que estou falando. Ah, outra super vantagem dele é que ao modificar o tamanho da composição, o objeto permanece no mesmo lugar de antes, ou seja, a cabeça do seu personagem não vai descer lá pros pés dele após a redução.
O after effects dá duas opções nativas – se souber de outra, manda aí pra gente – para poder mover o anchor point de lugar:
- Primeiro, temos a Pen Behind Tool (Y), uma ferramenta que dá liberdade de movimentar o anchor point por toda a composição;
- Segundo, temos o atalho Ctrl+Alt+Home, que serve para centralizar o anchor point nos objetos selecionados.
Porém, essas duas opções não chegam a ser o suficiente para mim. Às vezes sinto necessidade de mover o anchor point de várias layers ao mesmo tempo e para outras direções, além do centro; então só o script pode me ajudar nessa.
Você cria uma composição enorme, cheia de PreComps, layers, sólidos e tudo mais que tiver direito para deixar aquela animação perfeita. Daí na hora que precisa duplicar a composição principal para utilizá-la em outra situação, percebe que as alterações que fez na Comp duplicada também afetou a original. Então dá uma de Joey e se pergunta: “Why God, Why???” Esse até pode ser considerado um daqueles raros momentos na sua vida em que não salvar um projeto a cada cinco minutos, poupa uma baita dor de cabeça. Mas não vale a pena ficar vivendo sempre nesse perigo, né? Principalmente quando a coisa envolve cliente, tempo e dinheiro. Então tente evitar esse tipo de situação e dê uma chance para o True Comp Duplicator. Sério. Além dele duplicar a Comp selecionada, o script duplica tudo que está dentro dela, e ainda dá opções de criar uma nova pasta, novos nomes pros arquivos duplicados e cores diferentes no Label.
E aí? Gostou da nossa lista? Aproveita porque esses scripts podem ser adquiridos gratuitamente, hein?! Se tiver interesse de conhecer outros scripts, pagos ou gratuitos, dá uma passada pelo aescripts.com que lá você encontra uma pá de coisa massa.
Fonte: Motion Array e TecMundo