Adaptar desenhos 2D clássicos para o mundo tridimensional dos computadores pode ser um desafio enorme, tendo em vista que encontrar o equilíbrio entre as três dimensões é algo bastante complicado. As adaptações tendem a se tornar algo absurdamente realista e muitas vezes inquietante para nossos olhos. Talvez as inúmeras memórias nostálgicas que marcaram nossa infância entrem em conflito com esse realismo brutal – e extremamente bem feito, diga-se de passagem –, das adaptações, causando uma certa estranheza para alguns.
CALVIN & HOBBES EM UM 3D INTERATIVO
Entre inúmeras adaptações destes desenhos na atualidade, o artista Gabriel de Laubier conseguiu se destacar pela sua capacidade de estar um passo à frente no quesito equilíbrio 2D-3D, quando transformou a icônica tirinha Calvin e Haroldo (Calvin and Hobbes em inglês), criada pelo norte-americano Bill Watterson, em uma cena 3D totalmente interativa:
Cada painel é como se fosse um portal para um mundo 2D totalmente tridimensional e rabiscado. Ver Calvin e Haroldo vivendo essa profundidade 3D aplicada a uma tirinha publicada em 1992 é algo, no mínimo, instigante.
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Já falamos aqui no Layer Lemonade sobre os incríveis resultados que o Blender, se usado com sabedoria, pode gerar. E o projeto de Laubier veio para colaborar ainda com mais força dos softwares livres, pois todo a modelagem foi feita com o Blender.
Poderíamos chamar essa técnica de Cell-shading, mas ainda assim não seria algo tão preciso… usei basicamente Back-face culling para simular as linhas de contorno e o resto são materiais sem sombra e texturas pintadas à mão – Gabriel de Laubier
Recomendo bastante que você dê uma olhada por essas janelas interativas e observe a mágica acontecendo diante de seus olhos. Ah, o Gabriel possui também uma tirinha do Snoopy com essa mesma abordagem, em seu perfil do Sketchfab. Muito boa essa proposta de leitura, né? Fala pra gente através dos comentários o que você achou.
Fonte: The Verge.