As novidades do Blender 4.1 pt.1

O Blender 4.1 chegou! O nosso querido e gratuito software 3D trouxe uma série de melhorias e novidades! Sendo assim, esta atualização promete otimizar o fluxo de trabalho dos usuários e elevar a qualidade das produções.

Com um foco em desempenho e estabilidade , a nova versão do Blender é uma atualização sólida após o grande salto que foi a versão 4.0, inclusive já teve artigo por aqui falando sobre.

A interface do 4.1

Primeiramente, a cada versão do Blender temos visto melhorias significativas na sua interface, e na 4.1 não foi diferente. Abaixo a relação das atualizações.

Outline 4.1

Outliner- Com um duplo clique em um ícone de objeto ou ícone de coleção você seleciona todos os seus objetos “filhos”, uma funcionalidade muito solicitada. Além disso, adicionaram “Apply Modifier”, “Show Hierarchy” e “Expand or Collapse All” ao menu de contexto com o botão direito.

Diálogos de Operadores- Agora há um botão de cancelar, e todos os menus têm cantos arredondados e sombras aprimoradas.
Ícones e Listas- Adicionaram novos ícones para dividir, juntar e trocar janelas. Além disso, listas muito largas agora colapsam em uma única coluna rolável se não houver espaço suficiente na tela.
Navegador de Arquivos- A visualização em lista agora é mais responsiva, com colunas que colapsam automaticamente, e as dicas de ferramentas agora mostram informações importantes do arquivo.
Seletores de Cor- Agora possuem alças mais grossas para ajustes, em vez de pontos pequenos.
Fontes de Objetos de Texto- Agora usam fontes de reserva. Dessa forma agora suporta caracteres não ingleses e emojis por padrão.
Gizmos e Modo Walk- Adicionaram um novo botão de gizmo para travar a câmera à vista e as teclas R e F agora são para cima e para baixo relativos no walk mode.
Editor de Imagens- Agora é possível rotacionar imagens em 90 graus.
Escopes- No Editor de Imagens e no Editor de Sequência de Vídeo, os escopos foram redesenhados e estão mais fáceis de ler.

OpenImageDenoise em GPU

Entre as novidades, destaca-se a execução do OpenImageDenoise via GPU, o que representa um avanço significativo para os artistas que trabalham com renderização. A renderização com Cycles no Linux está cerca de 5% mais rápida, um incremento que, embora pareça pequeno, pode fazer uma grande diferença em projetos de grande escala.

Animação e rigging 4.1

Antes de mais nada, no que diz respeito à animação, o Blender 4.1 introduz um novo fluxo de trabalho de keying e melhorias significativas no Graph Editor e NLA, incluindo a capacidade de “assar”(bake) canais. As Bone Collections agora são hierárquicas, o que facilita a organização e manipulação de esqueletos complexos. Por serem hierárquicas elas podem ser reorganizadas e aninhadas arrastando e soltando. A hierarquia também é exibida no estruturador.

A inserção de quadros-chave no Blender 4.1 também sofreu grandes mudanças. Pressionar “i” na janela de visualização não abre mais o menu de configuração de codificação. Em vez disso, ele adiciona um keyframe ao conjunto de keys ativo. Se não houver nenhuma codificação ativa definida, ele retornará aos novos Canais de keys Padrão nas preferências de Animação.

O desempenho do Dope Sheet agora é significativamente melhor quando você tem centenas de milhares ou até milhões de quadros-chave para ajudá-lo a animar no Blender.

As variáveis ​​de propriedade do driver agora têm um valor substituto que podem ser usados ​​se a propriedade não puder ser encontrada, e os drivers com falha têm um sublinhado vermelho na lista de canais.

No Editor de gráfico, um novo operador Scale From Neighbor pode ajudá-lo a combinar uma pose em qualquer lado de um conjunto de keyframes.

Blender 4,1

Agora você pode clicar com o botão direito em qualquer propriedade de objeto animado e escolher Exibir no Editor de Gráfico para ampliar a curva dessa propriedade. Apenas certifique-se de ter o objeto selecionado, caso contrário o operador não conseguirá encontrá-lo.

No próximo artigo continuaremos a falar sobre as novidades da versão 4.1, mas você pode conferir também através da documentação oficial do Blender.

Comentários

comments