Vamos falar de coisa boa, vamos falar de como ganhar dinheiro com o nosso queridíssimo Blender! Quando falamos de 3D a primeira coisa que vem a mente é o mercado de games, o que não é errado, mas neste artigo quero ampliar um pouco a nossa visão em relação aos possíveis mercados que podem ser bem explorados, então vamos lá.
1- Mockups
Mockups são simulações gráficas de produtos que serão apresentado para os clientes. Pode ser um brinde, veiculo, impressos e etc. O importante é que seja algo o mais próximo do produto real e que também simule o ambiente em que ele se encontra. Pare este realismo nada melhor do que o 3D, e existem inúmeros sites que vendem Mockups na internet e em dolar! A Envato Elements é um destes sites.
2 – Stock photos 3D
Os já conhecidos sites de venda de imagens também se renderam aos elementos 3D, o Adobe Stock tem uma área exclusiva para os assets 3D. Uma dica é sempre pesquisar o que está em alta e começar a produzir.
3- Maquetes 3D
Arquitetos, engenheiros e decoradores sempre estão a procura de modeladores 3D para os seus projetos, este sempre foi um bom mercado, tem suas peculiaridades, mas não é nada de outro mundo, inclusive a primeira vez que ganhei dinheiro com o Blender foi fazendo cenas 3D para designers de interiores.
4- Packs de animações para Djs
Djs e telões com projeções psicodélicas andam de mãos dadas. Com a flexibilização dos protocolos contra a COVID, as festas oficiais começaram a bombar Brasil a fora para a alegria dos DJs e promoters, e porque não focar neste nicho também? Abuse do neon e glitch e faça a plateia fritar!
5- VR
Muito se tem falado sobre o Metaverso e suas possibilidades, as empresas já estão se articulando para fazer parte desta nova revolução. Basicamente este tal de Metaverso é nada mais nada menos do que interações em realidade virtual, e realidade virtual pede ambientes e mundos 3D, nada que o Blender não resolva.
6-AR
Aqui também outra boa possibilidade, a realidade aumentada, para quem não sabe os filtros do Instagram exemplificam bem o que é a realidade aumentada, e existe um mercado publicitário enorme para este nicho. A Gucci lançou um tênis em realidade aumentada e vendeu cada “par” por U$ 12,99 e muita gente comprou.
7- CGI
A cada dia surgem inúmeros canais de Youtube e Twitch, a maioria relacionada a games, e todos estes canais pedem intervenções gráficas que podem ser bem atendidas com elementos 3D, Thumbs, vinhetas, lowerthirds e tudo o que for necessário para fazer um canal ter aquela aparência profissional.
8- Estúdios de games indie
Todo mundo um dia já jogou algum jogo indie produzido por algum estúdio obscuro e anos luz do mainstream. Atualmente existem centenas de estúdios produzindo de forma independente seus jogos, e sabemos que existe uma carência gigantesca por profissionais 3D das mais diversas áreas, logo esta é uma área que não devemos menosprezar nunca.
O mundo é o seu mercado
Lembrando que todas as possibilidades listadas não se restringem ao mercado local, muito pelo contrario, a possibilidade de conseguir faturar em moeda estrangeira é muito alta, cabe a cada profissional a devida dedicação nos estudos e a coragem de se autopromover.
A congregação do Blender diz um amém?
Ilustração do autor (Made in Blender)