Review do Adobe Fresco: um primeiro olhar sobre o novo rival do Procreate

Criado para os dispositivos sensíveis ao toque e com suporte para as canetas mais recentes, o Fresco traz a maior coleção de brushes e usa tecnologia revolucionária para proporcionar uma experiência natural de pintura e desenho. Para artistas, ilustradores, animadores, desenhistas e todos que desejam descobrir, ou redescobrir, o prazer de desenhar e pintar.

[Este artigo é uma tradução livre do original Adobe Fresco review: first look at the new Procreate rival, da Digital Arts. O texto que segue é um review com as impressões da artista Hazel Mead sobre o Adobe Fresco.]

O que é o Adobe Fresco?

A Adobe vem trabalhando em uma nova solução projetada especificamente para ilustradores e pintores digitais. Enquanto o Photoshop ou o Illustrator são atualmente as ferramentas Adobe escolhidas pelos artistas digitais para desenhar, o Fresco está sendo comercializado como um programa que fica entre os dois, oferecendo a opção de trabalhar tanto em vetor quanto em bitmap ao lado de novos recursos de desenho, algo que não era anteriormente oferecido pelo software da Adobe.

Ele também está sendo voltado para o mercado de usuários do iPad, com esta primeira versão do Fresco disponível apenas como um aplicativo para o tablet da Apple. Enquanto a Adobe está atualmente trabalhando em um aplicativo do Photoshop para o iPad, isso naturalmente será mais focado na edição e composição de fotos, tornando o Adobe Fresco a primeira tentativa de rivalizar com o Procreate.

Uma versão beta já está rondando há um bom tempo, com ilustradores convidados como Jing Wei compartilhando regularmente suas criações no Instagram, quando o aplicativo era conhecido como Project Gemini. A Digital Arts também participou ativamente da versão beta da convenção Adobe MAX do ano passado, mas, para esse recurso, estou revisando especificamente um pré-lançamento idêntico que chegará às lojas on-line no outono de 2019 (setembro a dezembro).

Review do Adobe Fresco: como um Photoshop-Lite

A primeira coisa que me veio sobre o Adobe Fresco foi o quão intuitiva era a interface do usuário. Eu não sou particularmente técnica, nem quero gastar muito tempo aprendendo um novo software.

Considerando que o Photoshop é uma fera gigantesca que me levou a incontáveis ​​horas para aprender (com muito mais funções para descobrir, tenho certeza), o Fresco é um aplicativo muito menor e mais amigável. Sua interface do usuário foi claramente baseada no Photoshop; Como eu uso o Photoshop diariamente, a transição foi suave, e consegui me familiarizar com o Fresco em cinco minutos. Como tal, eu ficaria completamente confiante em entregá-lo a um novato em desenho digital.

Fresco como um app para iPad

Para esta revisão eu usei o iPad Pro 2018. Os pincéis podem ser aplicados com uma caneta diretamente na tela em vez de um tablet e uma tela de desenho externos. Também é terapêutico usar o dedo para desenhar e imitar a sensação de empurrar a tinta ao redor (especialmente com os óleos).

Os atalhos predefinidos de tocar com dois dedos para desfazer, três dedos para refazer e tocar duas vezes no lápis para aumentar e diminuir o zoom são agradáveis ​​e fáceis de dominar rapidamente. Há, é claro, a opção de alterar os atalhos de lápis, e qualquer coisa que não seja imediatamente evidente está disponível para aprender nos tutoriais fáceis de usar.

Brushes com grandeza

Depois de instalar o aplicativo, fui direto para os brushes e devo dizer que esses são os recursos mais impressionantes do Fresco.

Existem três categorias de pincel: pixel, vetor e ao vivo. Os pincéis ao vivo estão entre as ferramentas de pintura mais avançadas com as quais tive a oportunidade de usar. Aqui, a Adobe focou em tintas a óleo e aquarelas e juntou-as ao todo-poderoso Kyle T. Webster – cujos brushes eu já adoro usar – para criar uma infinidade de novas opções para o artista digital.

Você pode controlar a quantidade de água e tinta que usa e depois a parte excitante é ver o que acontece quando o pincel úmido interage com o papel úmido. Surpreendentemente, o Adobe Fresco conseguiu reproduzir esse efeito e, para ser honesto, me deixou admirada. A tecnologia do brush de aquarela é algo para se entusiasmar e mostrar aos seus amigos, mas não é um truque que vai envelhecer; é uma ferramenta funcional bem pensada que está faltando na caixa de ferramentas do pintor digital por muito tempo.

Há também um recurso útil para secar a layer, assim como com tintas reais você pode deixar essa camada secar e trabalhar por cima; você também tem a opção de deixá-lo “molhado” pelo maior tempo possível. Com a capacidade de controlar a quantidade de água, pintar e se as layers sangram juntas ou não, Fresco mantém o artista no verdadeiro controle.

Brushes do Fresco em comparação com outro software

Descobri que a barra de opções de brush compartilha muitas semelhanças com o Procreate, incluindo o tamanho, o fluxo, o modo de mesclagem, uma variedade de dinâmicas de forma, uma variedade de opções de espalhamento, pressão, jitter e muito mais. Ele também tem a útil caixa de visualização que permite que os artistas testem o que cada opção faz no brush antes de confirmar.

Seus brushes, enquanto isso, podem ser marcados como favoritos para facilitar a re-localização de pincéis usados ​​anteriormente. Além disso, todas as cores usadas em uma imagem são armazenadas em uma paleta, outro pequeno toque que poupa muito tempo.

Há uma diferença notável na maneira como os brushes de óleo do Fresco funcionam em comparação com outros softwares que eu já experimentei. Por exemplo, no Procreate, eu aprecio os brushes e os efeitos que você pode conseguir puramente porque eles não são 100% realistas. A pintura pode ser facilmente arrastada no aplicativo e uma sombra branca pode dominar os tons mais escuros.

Com o Fresco, embora os óleos digitais funcionem muito mais como tintas da vida real, é mais difícil que uma cor mais clara supere uma mais escura. Essa atenção à fidelidade visual significa que você pode aumentar a profundidade com as pinceladas; como tal, a tinta assume um aspecto mais tridimensional, como se desabrochasse da página. 

Um recurso pequeno, mas eficaz, que se mostrou extremamente útil, é o botão de atalho do Touch. Ao desenhar com brushes de pixel, o uso desse botão mantendo-o pressionado faz com que o brush mude para uma borracha que assume as propriedades do próprio brush.

Isso é particularmente útil, pois não interrompe o “fluxo” de uma pintura, introduzindo qualidades diferentes (algo que pode ser bastante frustrante ao desenhar no Photoshop).Volume 90% 

Vetor e bitmap

Outro aspecto intuitivo do Fresco é a maneira pela qual o vetor e o bitmap podem ser usados ​​na mesma imagem. Ao usar um pincel de vetor, o Fresco cria uma nova layer e essa layer pode ser dimensionada infinitamente. Um brush de pixel / ao vivo irá pixelar se a layer for esticada. A versatilidade do Fresco em fornecer a opção de trabalhar com vetor e bitmap pode ter uma vantagem atraente para os artistas que frequentemente precisam vectorizar suas imagens, especialmente aquelas que usam o Procreate completamente baseado em bitmap.

Fazendo brushes com o Adobe Capture 

Eu também tenho me envolvido com o Adobe Capture, exclusivo para dispositivos móveis e tablets . O aplicativo gratuito é compatível com o Fresco e permite que você crie brushes personalizados a partir de fotografias e imagens, que podem ser importados para a biblioteca de brushes. É muito divertido e, para o meu trabalho, usei-o para captar marcas de batom feitas de beijos que dei ao meu caderninho tão lindo.

Timelapse

Tive uma boa surpresa ao exportar minha ilustração para descobrir que o Fresco inclui a opção de produzir o processo de desenho como um timelapse MP4, outro sinal de que a Adobe está prestando atenção ao que os artistas estão perdendo da atual estabilidade da Adobe.

Em vez de configurar uma gravação de tela que requer que você permaneça no programa, o recurso de timelapse integrado do Fresco permite exportar um timelapse a qualquer momento, mesmo que você tenha saído do Fresco e retornado. Com o Instagram constantemente colocando mais foco em vídeo e IGTV, o recurso de timelapse é um complemento oportuno para ilustradores.

O veredicto sobre o Adobe Fresco

Por causa da natureza pequena, amigável e fácil de usar do Fresco, ele tem menos recursos do que algo como o Photoshop. Seus recursos de desenho são excelentes, mas sua capacidade de edição não é tão completa quanto a da marca principal da Adobe.

Estão disponíveis opções de transformação, redimensionamento, mascaramento e opacidade, mas as opções para ajustar a cor, saturação e matiz de camadas individuais não são atualmente possíveis com o Fresco. Essa é a única coisa que eu sinto falta no Fresco, algo que o Procreate permite. No entanto, é importante ter em mente que esta é a primeira versão do software e, no geral, estou muito impressionado. Eu pude ver Fresco sendo uma maneira de se reconectar com o meu histórico de pintura e apresentá-lo à minha prática digital. Fresco seria adequado para pintores digitais (naturalmente), novatos para pintura digital, pintores tradicionais que são depois de uma opção mais conveniente transportável, mantendo um pouco da sensação de pintura e até mesmo as crianças e as gerações mais velhas – é tão simples de usar.

Só os brushes são tão bons que estou pensando em comprar um iPad só para usar o Adobe Fresco – eu sou uma fã.

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