V6s já viram o s1te do Acaca Studio?!!1

Precisamos falar sobre o site da Acaca Studio! Neste artigo, vou dizer porque eu acho o site deles incrível, sendo, além de tudo, um convite para todo criativo “sair da caixinha”.

Eu me lembro quando vi pela primeira vez a vinheta de abertura da novela “O tempo não para” da Rede Globo. Até então eu não conhecia a Acaca. A Globo já vinha com uma tendência a fazer aberturas incríveis para suas novelas, mas nenhuma delas foi tão “surtada” como essa, produzida por eles.

Depois disso comecei a acompanhar o trabalho dos caras. O Layer Lemonade já até os entrevistou no projeto Lemonade On The Road, vale a pena conferir!

Se você entrou no site, deve ter ficado espantado. E essa é exatamente a sensação que eles queriam gerar. A começar pela busca, que já apresentam problemas de acentuação típicos das primeiras páginas de internet dos anos 90.

Todo o site é construído para remontar este universo de sites antigos, cheios de gifs animados e acentuações estranhas. É um layout que certamente divide opiniões, mas algumas coisas são inquestionáveis:

O site mostra a personalidade do Estúdio

Quem entra no site consegue ver que essa galera não tá afim de jogar de acordo com as regras. Seria razoável para um estúdio querer montar um website com um visual “retrô”, e até mesmo com uma estética de games antigos de 16 bits. Mas isso que eles fazem já é “demais”.

O site assume de uma forma drástica essa estética dos anos 90 e leva isso ao limite, sem “medo do que vão dizer”. A atitude e a coragem dos caras de colocar no ar um site como esse diz muito sobre eles. Estão ali para fazer projetos ousados e quebrar as barreiras do senso comum e do conservadorismo, elevando a criatividade aos limites do racional.

O site é memorável. As pessoas vão ter que falar sobre ele e mostrar pra outros.

Tanto é que estou aqui escrevendo um artigo só sobre isso. Definitivamente este não é um site “comum”, e por isso as pessoas vão comentar sobre ele. Mesmo que odeiem e falem que é tudo horroroso, não importa, o nome do Acaca vai ser mencionado.

O site é um filtro de clientes.

Não é qualquer cliente ou qualquer projeto que vai chegar até o Acaca Studio depois de passar pelo site. Clientes conservadores e projetos caretas vão pensar duas vezes antes de considerá-los para algum trabalho. E isso é ótimo.

Um site tem a missão de mostrar seus pontos fortes e o tipo de projeto que você gosta mais de fazer. E no caso deles, fica claro que a Acaca gosta muito de trabalhar com humor e projetos que sejam extremamente “fora da caixa”. É muito provável que nenhum cliente chegue até eles com demandas que não possibilitem uma liberdade criativa muito grande. E, cá entre nós, liberdade criativa é o que nós mais buscamos em nossos projetos.

Além disso tudo, sentimento é arte.

Eu considero o site da Acaca uma obra de arte em si. A arte não tem a ver com “bonito” ou “feio”. Não tem a ver com “gostar” ou “não gostar”. Arte tem a ver com o sentimento que você tem ao entrar em contato com ela. E é muito difícil que esse site “passe batido”. Você vai sentir alguma coisa ao acessá-lo, mesmo que seja “repulsa”.

Mas afinal, qualquer um poderia ter um site assim?

Esta é uma questão interessante. Eu, sinceramente, acredito que não. O trabalho da Acaca é incrível e eles já trabalharam com clientes enormes. Portanto, não resta a menor dúvida de que todo o website foi feito deste jeito de propósito.

Qualquer um com menos reconhecimento ou um trabalho menos impressionante poderia gerar certa dúvida se aquilo foi feito pra ser assim, ou se existe uma imensa inaptidão estética por parte de seus criadores. Apesar de que o exagero também ajuda nisso – uma estética tão exagerada e distante da realidade “comum” dos websites de estúdios, dificilmente teria sido feita por “acidente” ou “inaptidão”.

Apesar disso, acredito que o site da Acaca tem muito o que nos ensinar. Ele nos inspira a não ter medo da ousadia, a sair da caixa e a superar nossos limites. Talvez você não pire tanto no seu próprio website, mas tenho certeza que a sua definição de “um site diferente” acabou de ser atualizada.

E você? Qual sua opinião sobre o site deles? Não deixe de comentar!

Comentários

comments