Chaos lança novas atualizações do V-Ray 5 para Maya e Houdini

Chaos apresenta suporte inicial a USD (Universal Scene Description) para V-Ray 5 para Maya e Houdini, unindo dois poderosos renderizadores de produção a um dos formatos de arquivo de mais rápido crescimento em efeitos visuais. Os artistas agora terão uma maneira não destrutiva de colaborar e montar suas cenas, tornando mais fácil armazenar e mover dados de cena entre diferentes aplicativos.

Inicialmente desenvolvido pela Pixar, o formato USD foi projetado para armazenar os tipos mais comuns de dados de cena – geometria, shaders, luzes, rigs, cabelo, etc. – para que os artistas tenham uma maneira fácil de compartilhar e atualizar assets dinamicamente sem soluções alternativas ou concessões. Conforme as pipelines ficaram mais complexas, a necessidade de um formato universal tornou-se ainda mais pronunciada. Hoje, o Chaos começará a fornecer suporte V-Ray para USD, dando aos artistas mais flexibilidade hoje e nos próximos anos, conforme a tecnologia continua a se desenvolver.

A implementação inicial do Maya suportará várias trocas de assets importantes, incluindo malhas estáticas / animadas, materiais V-Ray, subdivisões, displacement e muito mais. V-Ray 5 para Houdini também marcará o lançamento beta do V-Ray para Solaris, que ajuda os artistas a trabalhar nativamente no layout baseado em USD do SideFX e na ferramenta de desenvolvimento por meio do V-Ray Hydra.

“Ter o V-Ray executado no Solaris simplifica nosso processo de layout, iluminação e look dev em um fluxo de trabalho unificado, ajudando os artistas a obter feedback em tempo real sobre as mudanças de iluminação, direto na janela de visualização do Houdini”, disse Dan Englesson, diretor técnico de pipeline da Goodbye Kansas Studios.

“Podemos alterar as coisas interativamente na hora, sem ter que reiniciar o renderizador. Podemos navegar por cenas iluminadas e totalmente texturizadas, fazendo escolhas artísticas mais informadas do que podíamos antes. A facilidade de navegar por uma cena ou apenas ver mudanças ao vivo é incrível.

“USD é realmente o formato de arquivo do futuro. Ter o V-Ray suportando USD com seu representante Hydra não apenas garante o V-Ray futuro para nós, mas também toda a nossa pipeline. Ser capaz de reutilizar assets feitos no V-Ray e transferi-los para USD torna a barreira para USD muito mais baixa.”

Outros recursos importantes incluem:

  • Suporte para Maya 2022 – Suporte nativo para recursos do Maya 2022, incluindo MayaUSD.
  • Biblioteca de Materiais V-Ray – Escolha em uma biblioteca de mais de 500 materiais de alta qualidade com texturas 4K que podem ser usados ​​em qualquer projeto.
  • Máscaras no V-Ray Frame Buffer – Use qualquer um dos elementos de renderização de máscara do V-Ray diretamente no Compositor do V-Ray Frame Buffer, incluindo Cryptomatte, MultiMatte e Object, Render e Material IDs, para ajustar uma imagem sem re-renderização ou recorrer a outro aplicativo.
  • Fog Transparency Color – Perfeito para cenas subaquáticas, os artistas agora podem facilmente tingir a cor da transparência de seu ambiente volumétrico.
  • Materiais translúcidos aprimorados – Novos controles de translucidez e subsurface scattering foram adicionados ao V-Ray, tornando mais fácil renderizar pele, plástico e cera realistas. Uma opção de refração de parede fina foi adicionada, também, para ajudar a renderizar a translucidez em objetos de um lado, como uma bolha de sabão ou uma folha de papel.
  • Renderização via GPU aprimorada – a iluminação global do Light Cache agora é acelerada por GPU para renderização e consistência mais rápidas. A renderização out-of-core também oferece suporte a todos os recursos da GPU V-Ray para ajudar com grandes cenas que excedem os limites de memória da GPU do usuário.
  • Intel Open Image Denoise – Excelente para renderização interativa, a adição do Intel Open Image Denoise limpará o ruído rapidamente e será executado em qualquer máquina.
  • Caustics para o artista – Simule como a luz interage com as superfícies reflexivas e refrativas para um novo nível de realismo.
  • Renderização rápida de Cutouts (apenas no Maya) – o V-Ray pode converter recortes mapeados por opacidade de objetos como folhas de árvore em geometria para renderização muito mais rápida.
  • Melhorias na viewport – As layers Coat e Sheen do V-Ray Material agora estão visíveis na janela de exibição. Uma representação inicial do VRayLayeredTex também é visível na janela de visualização.
  • V-Ray Scene Material Importer – A importação de materiais de arquivos .vrscene foi amplamente aprimorada. As redes de sombreamento importadas também incluirão mais nós nativos do Maya, e o gráfico foi otimizado.
  • Additive Dome Lights – Renderize uma cena uma vez com vários ambientes de luz de cúpula e, em seguida, use o V-Ray Light Mixer para criar combinações de iluminação personalizadas.
  • Baking de textura simplificado (somente Houdini) – O baking de textura agora suporta geometria compactada.
  • Phoenix Foam Shader (somente Houdini) – Renderize efeitos de whitewater mais rapidamente com a ajuda do sombreador de espuma Phoenix. Perfeito para efeitos como bolhas, respingos e espuma.

Atualização 1 do V-Ray 5 para Maya e Houdini já estão disponíveis. A licença está disponível por $ 470 (anual) e $ 80 (mensal). Ambos os produtos também estão incluídos no V-Ray Collection, um plano anual que dá aos usuários acesso total a 15 produtos e serviços Chaos por US $ 699 / ano.

Saiba mais sobre USD e Hydra no V-Ray no blog da Chaos Group ou chaosgroup.com.


Fonte: Animation Magazine – Chaos Launches V-Ray 5 Updates for Maya, Houdini with USD Support

Comentários

comments