Este artigo é um resumo do que foi abordado na última live do Mograph News, em que a bancada do Layer Lemonade se reuniu para bater um papo sobre os mercados de motion design e animação além da publicidade.
Muitos profissionais do motion nascem e morrem na publicidade. Existe uma percepção geral de que só existe publicidade para fazer nessa área, e isso não é verdade. Esse assunto já foi amplamente discutido aqui no Layer Lemonade no evento Motion Design Manifesto, destacando vários outros mercados que é possível e interessante de atuar sendo um motion designer ou animador. A bancada resolveu trazer esse tema para o Mograph News para conversar sobre algumas dessas áreas de atuação.
Motion Comics
Motion Comics (quadrinhos animados, em uma tradução livre) é uma forma de animação que combina elementos de impressão de história de comic books e animação. Originalmente, o Motion Comics nada mais é do que uma história de quadrinhos animada, como o próprio nome sugere. As animações eram muito simples, sendo movimentos de câmeras por uma história em quadrinhos após a digitalização das artes, com uma narração de fundo ou com a voz dos próprios personagens. A sacada da técnica do Motion Comics é que ela não exige um esmero de animação tão avançada, sendo que o foco é voltado para a narrativa e o visual das ilustrações. Porém o Motion Comics se transformou totalmente nos últimos anos, sendo utilizado largamente na indústria de games, cinema e séries, inclusive mesclado com animação 3D e frame a frame. A indústria de games é uma das que fazem o melhor uso do Motion Comics:
Já rolaram algumas lives sobre o tema Motion Comics aqui no Layer Lemonade. Vou disponibilizar abaixo uma delas, com a participação do motion designer Adam Oliveira (Riot Games), do animador Juliano Castro (freelancer), do motion designer Rafael Arame (freelancer e staff) e do ilustrador Beto Lima.
Games
Jogos são pura animação interativa, mas indo além do óbvio de animar as ações dos personagens e tudo que envolve a gameplay do jogo, há várias ramificações desse mercado para atuar com diversos tipos de técnicas de motion design e animação. Uma delas é tudo que envolve a UI do jogo (interface do usuário), que engloba várias coisas diferentes como os lobbies online, telas de inventário, árvores de diálogo, menus de criação de itens, lojas, HUD (heads-up display), etc. Há um vídeo que explica sobre a UI dos games no canal do Youtube da Riot Games:
Há também outros tipos de animações dentro dos jogos, como cutscenes, telas de créditos, login screens, dentre outros. Até mesmo a técnica de animação tradicional (cel animation) pode ser utilizada para criar jogos, tendo como exemplo o Cuphead. O jogo Cuphead foi criado pelos irmãos canadenses Chad e Jared Moldenhauer através do Studio MDHR. O jogo foi inspirado no estilo de animação Rubber hose usado em desenhos animados da Era de Ouro da animação americana, como o trabalho dos estúdios Fleischer Studios e Walt Disney Animation Studios.
Lyric Videos / Videoclipe
Um videoclipe é um curta-metragem audiovisual, que integra uma música com imagens e é produzido para fins promocionais ou artísticos. Os vídeos musicais modernos são produzidos e usados principalmente como um dispositivo promocional destinado a fomentar a venda de gravações musicais. Os videoclipes musicais se utilizam de uma ampla gama de estilos e técnicas contemporâneas de criação de vídeos com música, incluindo animação, live-action, abordagens documentais e não-narrativas, como filme abstrato. Uma banda que é famosa por utilizar de videoclipes animados é a Gorillaz.
Muitos vídeos musicais interpretam imagens e cenas das letras da canção, que é o caso do Lyric Video. Um exemplo de Lyric Video é o da música Bang Bang da banda Green Day, dirigido pelo Ariel Costa (BlinkMyBrain). Você pode conhecer mais sobre o Ariel e seu trabalho na entrevista dele aqui no blog: Papo Lemonade com Ariel Costa e também nesse episódio do Lemonade on the Road: ARIEL COSTA: A SAGA DO MOTION LIVRE.
UX Motion
UX Motion são animações de interface do usuário, ou seja, qualquer dispositivo que tenha uma tela tem UX Motion. Por exemplo, videogame, celular, TV, sistema operacional e, atualmente, até mesmo geladeiras. Vou disponibilizar abaixo um tutorial disponível no canal do Youtube do Layer Lemonade, com o Dhyan Shanasa ensinando a fazer UX Motion utilizando o After Effects.
Na live foi feito um apanhado geral citando apenas alguns mercados além da publicidade, mas obviamente há vários outros, como filmes e séries, reconstituições, videoaulas, ID Pack para canais e streamers, projetos sociais, e por aí vai.
Durante a live, uma enquete ficou disponível para quem acompanhava ao vivo poder votar. A pergunta da enquete foi “Em qual área vocês gostariam de atuar?”, com as opções: Games, Motion Comics, Lyric Video/Videoclipe e UX Motion. Com um total de 176 votos, o resultado foi esse:
Games – 39%
Motion Comics – 22%
Lyric Video/Videoclipe – 21%
UX Motion – 16%
Assista a live na íntegra (disponível acima, no começo deste artigo) para conferir todo o conteúdo discutido a respeito desse tema. Contamos com a sua presença na próxima live do Mograph News, na quarta-feira às 16h.
O Mograph News é realizado nas quartas-feiras às 16h (no canal do Youtube), feito pelos membros da staff do Layer Lemonade, que são profissionais que atuam na indústria de animação e motion design. As lives iniciam sempre com algumas notícias, vulgo rapidinhas, sobre as novidades do Layer Lemonade e da indústria de animação e motion design. Logo após, são lidos alguns comentários feitos nas postagens do Layer Lemonade nas redes sociais, e a bancada discute acerca deles, cada qual fazendo suas considerações. Há um assunto diferente em pauta a cada semana, sugerido pelo chat que acompanha ao vivo ou pela própria bancada. Os membros da bancada são: Dhyan Shanasa e Ester Rossoni (os Supernova Duo), Anderson Alves, Gabriel Felix, Gui Jorge, Louise Bonne, Pola Lucas e Rafael Arame.