Tava lendo outro dia o famoso livro ‘The Freelance Manifesto’ e ele diz que você nunca será pago por algo que nunca fez e que os seus melhores trabalhos não serão remunerados. De tal forma que a melhor maneira de melhorar seu reel é fazer projetos autorais ou incluir estudos e com o qual você gostaria de trabalhar sempre.
Eu também edito vídeos, mas como prefiro fazer motion design, fiz meu primeiro reel somente com motion design institucional, que é o que faço e gosto de trabalhar com isso. Ao longo dos dois últimos anos, houve bastante demanda de edição de vídeos gravados em casa por conta da pandemia, mas como o meu foco é trabalhar com motion design, meu reel foi montado com esse propósito e foi justamente essa clareza que me ajudou a conseguir meu primeiro freela.
Quando você for montar ou atualizar seu reel, tenha em mente algumas perguntas:
Que tipo de vídeo eu gosto/prefiro fazer?
O que eu faço atrai os clientes/produtoras com os quais gostaria de trabalhar?
Como posso melhorar meu reel?
Lembrando que o reel não deve passar de um minuto e deve conter seus contatos, afinal, de que adianta ter um reel maneiro, se seu e-mail não está lá para que o cliente possa entrar em contato com você?
Claro que se você estiver começando nesse mundo, um reel de estudos é mais que o suficiente, pois vão avaliar a sua capacidade técnica de animação e ao longo deste ano você pode focar mais no que quer fazer para aprender novas técnicas e ir melhorando o reel aos poucos. Não se compare aos outros, todos estamos em níveis diferentes e aquele reel que você achou maravilhoso e se sentiu intimidado pode não ser o que o seu cliente busca e ele vai escolher você.
Um novo ano está começando e quero ver todos os reels atualizadinhos!
–
Ilustração de capa por eu mesma.