A nova série Arcane da Netflix não é boa apenas pelos padrões duvidosos de adaptações de videogame – é uma espécie de obra-prima por si só. O público e os profissionais reagiram de acordo: o spin-off de League of Legends alcançou o topo do ranking do streamer dos programas mais assistidos em novembro e recebeu nove indicações no Annies (mais do que qualquer outra série deste ano).
Esse resultado colocou o Fortiche, o estúdio de 12 anos com sede em Paris que produziu a animação, claramente no mapa. A empresa empregava cerca de 15 pessoas há sete anos e viu sua força de trabalho aumentar para aproximadamente 300 durante o trabalho em Arcane, de acordo com Alexis Wanneroy, um animador principal do programa.
Em um podcast de vídeo recente (assista abaixo), Wanneroy discute a produção, bem como o pipeline de Fortiche e o crescimento recente (ele dirige um novo estúdio Fortiche na cidade francesa de Montpellier). Como um veterano de 14 anos da Dreamworks, o animador compara sua experiência de Hollywood com a abordagem de Fortiche.
“Crucial para a perspectiva do estúdio francês”, diz ele, “é o fato de que os três proprietários e fundadores” – Pascal Charrue, Jérôme Combe, Arnaud Delord – “são todos artistas”. Wanneroy elabora:
“Eles sempre quiseram buscar algo diferente do que as coisas diluídas que vêm depois – como posso dizer isso? – é o caminho da produção? Ou é o caminho de tentar agradar mais público e outras coisas, o que na verdade é geralmente pensado por pessoas que não são artistas. Esse é o caso em todos os estúdios, especialmente na Dreamworks. Foi um grande problema para nós em muitos filmes. Eu acho que se eles confiassem mais nos artistas [com] o design, o apelo, isso teria mudado muitas coisas. E isso é para todos os lugares.”
Wanneroy elogia a fórmula da Disney, que produz filmes “atraentes”. Mas o mesmo não se aplica a outros lugares em Hollywood:
“Acho que são mais os outros estúdios que estão sempre tentando encontrar seu apelo, ou sua maneira de – para a Dreamworks, foi entre O Poderoso Chefinho e Como Treinar o Seu Dragão. É muito difícil encontrar um nicho. Para a Sony também: se você pensar em Smurfs versus Aranhaverso … Isso vem principalmente de pessoas que não são artistas e querem desenvolver coisas que rendam dinheiro.”
O animador explica como seu estúdio produziu mais de cinco horas de animação de alta qualidade em dois anos, apesar de ter uma equipe e orçamento menores do que um estúdio de Hollywood. Tecnologia como equipamentos em tempo real ajudaram, assim como decisões como a reutilização de tomadas (com a iluminação e outros aspectos mudados). “É feito de forma inteligente”, resume ele.
No vídeo, Wanneroy se aprofunda nas escolhas artísticas feitas em Arcane. Ele até mostra alguns storyboards. A conversa desperta muito interesse para animadores e artistas, independentemente de terem visto a série ou não.
Fonte: Cartoon Brew – The Secret To ‘Arcane’ Studio Fortiche’s Success: It’s Owned By Artists