Aos ilustradores de plantão, a equipe Krita acaba de liberar o Krita 3.0, após um ano de trabalho duro. Trata-se de um software open source projetado para concept artists, ilustradores, indústrias de VFX e demais profissionais da área. 

KRITA 3.0

Oferece vários recursos que ajudam desde o amador ao profissional, até a interface de usuário e os atalhos customizáveis e o estabilizador de traço, caso tenha uma mão trêmula.

O workflow parece ser interessante e prático pra quem já tem conhecimento do software. Dá uma ligada nessa speedart:

Para animação, o Krita funciona da maneira tradicional, ilustrando frame a frame, como o já falecido Flash da Adobe.

krita-ilustracao-layout-3-animacao

Para Windows, o Krita suporta as mesas digitalizadoras da Wacom, Huion e Yiynova, bem como os dispositivos Surface Pro. Outras marcas como Trust, Bosto, Genius, Peritab e outras similares não possuem suporte até o momento, pelo fato de não possuírem hardware de teste até então, para melhorar a qualidade e desempenho nesses aparelhos.

Já os usuários de OSX devem aguardar a versão 3.1, devido a efeitos negativos no preview. Existem também alguns problemas com o render das imagens por decisão da Apple de não dar suporte à compatibilidade OpenGL 3.0 em seus drives de vídeo. O mesmo já foi testado nas versões 10.9 e 10.11 do OSX. Por enquanto, a equipe Krita não teve acesso às mais recentes.

Você pode fazer download do software no site oficial do Krita. São menos de 100 MB e de fácil instalação.

Essas shortcuts são um brinde!

Fonte: kritaorg

 

Comentários

comments