Organizando as metas de 2023

O ano começou e vai ser o ano do motion pra você. Talvez você tenha começado o ano inspirado, mas só de ver a quantidade de caminhos e possibilidades a sua mente deu uma travada e você está perdido, sem saber por onde começar. A boa notícia? Você não precisa de inspiração, mas sim de um viés para a ação. Menos pensar, falar, planejar e mais fazer, aprender, validar. Então aqui vai um passo a passo, baseado na metodologia do Chris Do, para organizar suas metas de 2023.

Tenha metas bem definidas

Existe uma grande chance de você já ter ouvido falar de metas SMART. Isso ocorre porque elas são uma ótima forma de traçar objetivos claros e com prazos bem definidos. SMART é uma sigla em inglês que significa: Específico, mensurável, alcançável, realista e temporal

Após definir suas metas, faça uma lista de ações para alcançá-la. Caso você tenha dificuldade para criar sua lista de ações, tente rearticular a meta. Saca só esse exemplo:

Priorize e comece

Use um gráfico de Esforço X Impacto

Gráficos podem ser chatos, mas são muito úteis. Esse gráfico que vou te mostrar ajuda a priorizar suas tarefas. É bem simples, tudo que requer pouco esforço e causa grande impacto para alcançar sua meta são coisas que você tem que fazer agora. Aquilo que causa grande impacto, mas é trabalhoso você transforma em um projeto. Tudo que for fácil, mas não causa muito impacto você deixa na geladeira, e tudo que for difícil e não causar impacto você descarta sem dó. Existem vários aplicativos que você pode utilizar pra montar o seu gráfico, eu utilizei o Miro. Olha só como as tarefas ficaram no gráfico.

É simples de utilizar, você colocar a tarefa no meio do gráfico e arrasta de acordo com impacto e esforço.

Pegue 3 tarefas que dão menos trabalho e provocam mais impacto e comece por elas. Faça o mesmo com as tarefas de planejamento. Assim que completar as tarefas, escolha mais 3 e manda ver. Você vai perceber que algumas tarefas são dependentes de outras para serem realizadas, então leve isso em conta na sua organização.

Fazer agora (até 30 dias)

Planejar (30 a 90 dias)

  • Fazer um curso de motion design
  • Montar um portfólio com 3 peças
  • Prospectar 40 clientes

Como fazer as coisas acontecerem

Elimine todas as distrações

Não preciso dizer o quanto foco é importante para conseguir alcançar as suas metas de 2023. Para isso, desligue as notificações e mensagens instantâneas no seu celular, saia do seu email e deslogue das suas redes sociais. Além disso, se gostar de usar uma ferramenta tipo Pomodoro melhor ainda!

Metas SMART como prioridade

Foque em um objetivo por vez, então quebre esse objetivo em passos pequenos. Após completar o objetivo, risque da sua lista e parta para o próximo. Isso vai gerar ritmo e você vai perceber que precisará de menos energia para começar uma próxima tarefa.

Caso um passo fique muito complexo, você pode dividi-lo em passos menores.

Outras dicas

Pequenas vitórias geram entusiasmo, por isso a divisão em pequenas ações é tão eficaz. Além disso, é importante você cumprir seus prazos, mesmo que as coisas não estejam perfeitas.

Durante todo o processo, ouça seu corpo. Se sentir que precisa descansar então descanse e volte com mais energia.

Tenha foco, trace o seu caminho e permaceça nele. Uma das frases que mais me ajudam a ter foco é: “Se você está cansado de recomeçar, então pare de desistir”.

Por que fazer um curso?

Eu sei que existe muito conteúdo de qualidade no youtube e que é possível aprender a ser motion só com material gratuito. Contudo, apesar de não pagar com dinheiro você utiliza outra moeda: seu tempo. Um curso bem estruturado, com bons mentores e uma comunidade ativa agilizam o processo e evitam uma série de erros no seu percurso. Eu valorizo muito o meu dinheiro, mas valorizo ainda mais o meu tempo (até porque, com ele que eu consigo dinheiro).

Caso você não tenha dinheiro nenhum, você pode buscar um patrocinador. Pegue o seu planejamento, monte uma apresentação que você consiga memorizar, mostrando o quanto você está levando isso a sério e os possíveis retornos (com um primeiro trampo você geralmente consegue pagar o valor do curso e até sobra um cadinho). Comece mostrando para a família, aquele tio que sempre te apoia e tem uma grana sobrando e até mesmo para antigos professores da escola que falavam que você tinha talento para coisas criativas. Você vai se surpreender com o quanto é capaz de conseguir se perder a vergonha e divulgar seus sonhos.

Bora pra cima!

Fonte: Chris Do.

Comentários

comments