5 animações nomeadas pro “Student Academy Awards”

A Academia anunciou, recentemente, os filmes indicadas para o  “50th Student Academy Awards”. Trata-se de uma competição internacional de filmes estudantis que ocorre desde 1972. Além disso, os estudantes competem por prêmios e bolsas em quatro categorias: Alternativo/Experimental, Animação, Documentário e Narrativa.

Três prêmios serão apresentados na categoria de animação: Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze. Ademais, todos os três curtas vencedores se qualificarão para competir pelo Oscar de melhor curta de animação deste ano.

Nesse post selecionei 5 animações que chamaram bastante a atenção, com técnicas e estilos bem diferentes. 

Diplomatie de l’Éclipse (França)

Diretores: Cesar Luton, Achille Pasquier e Clémance Bailly
Faculdade: MoPA 3D Animation School
Categoria: Animação

“No momento do alinhamento, do eclipse total, a humanidade desaparecerá; esta foi a mensagem enviada pelo Sol e pela Lua. O Conselho Mundial decide enviar seu melhor negociador para impedir o fim do mundo.”

Um filme poético, misterioso e com uma pitada de filosofia. Certamente se destaca com suas cenas cinematográficas, close ups intensos e um compositing de tirar o fôlego. Dessa forma, possuindo um cenário realista e personagens mais estilizados.

Para a produção eles utilizaram o Blender, assim como o Zbrush e a Adobe Substance 3D Painter.

Mum’s Spaghetti (Londres)

Diretora: Lisa Kenney
Faculdade: National Film and Television School
Categoria: Animação

A história se desenrola com MC Poppy e seu talentoso cão, um verdadeiro mestre do beatbox, que recentemente chegaram à cidade com a determinação de conquistar a fama. Enquanto mantêm um desempenho excepcional na escola e aproveitam banhos relaxantes, sua rotina é interrompida quando se deparam com um grupo mais experiente em seu caminho, Poppy rapidamente muda sua abordagem.

Um stop motion feito de massinha, com a direção de fotografia de Toby Lloyd que utilizou uma câmera A7S II bem como lentes Canon FD pra produção do curta.

The Little Poet (Estados Unidos)

Diretora: Justine King
Faculdade: California Institute of the Arts – CalArts
Categoria: Animação


“Eu gostaria de viver em uma pintura para que pudesse esboçar todos os pequenos detalhes do lugar em que ela vive. Sempre há um ganso bebê que ela está segurando. Eu me pergunto qual será o nome que ela irá dar. Eu desejo, eu desejo viver em uma pintura.”

Richard Emile Miller, Georges Seurat, Claude Monet, Vincent Van Gogh, Joan Miró, Piet Mondrian, Qi Baishi e outros artistas tem suas obras invadidas por um jovem sonhador em forma de ovo que vagueia de um quadro para outro.

Esta animação frame a frame transita muito bem entre vários estilos, conforme o personagem passa pelas obras, mas sempre mantendo uma direção de arte coesa. É como se uma obra se desdobrasse dentro de outra obra.

Você pode conferir o processo no instagram da Justine.

The Posthuman Hospital (Estados Unidos)

Diretor: Junha Kim
Faculdade: California Institute of the Arts – CalArts
Categoria: Experimental

Baseado no livro “Cyborg Manifesto” de Donna Hawaways, este curta-metragem explora a incerteza que surge na fronteira entre a humanidade e a não-humanidade, à medida que os avanços tecnológicos se desenvolvem. Como resultado, toda essa narrativa se desenrola em um cenário fictício de hospital, repleto de representações de registros médicos de seus pacientes.

A produção é multimedia, utilizando diversas técnicas digitais, assim como a digitalização 3D de objetos e sobreposição de scans de filmes super 8mm. Possui um estilo meio etéreo e psicodélico.

Rising Above (República Tcheca)

Diretora: Natálie Durchánková
Faculdade: Filmová a Televizní Fakulta Akademie Múzických Umění v Praze
Categoria: Documentário

A história gira em torno dos sentimentos de uma mulher que se tornou vítima de estupro e tentativa de homicídio. A princípio seu grave trauma é simbolizado por um espelho quebrado e seus esforços fúteis para juntar os pedaços novamente.

Aliás, o “Student Academy Awards” já selecionou os finalistas, contendo oito produções para a categoria “Animação”. Você pode conferir a lista completa por aqui.

Para finalizar, vale a pena dar uma conferida também nesse post que mostra os ganhadores do Annecy Festival que ocorreu em Junho!

Comentários

comments