A animação stop motion existe desde os primórdios da animação — e os avanços têm sido impressionantes. Até na nova temporada de Wandinha tem um episódio feito totalmente com essa técnica. Você pode dar uma olhada aqui.
Existem inúmeros estilos e técnicas disponíveis, então, se você tem interesse em experimentar, vale a pena conferir alguns sites especializados em stop motion para se inspirar.
Dragonframe

A Dragonframe desenvolve softwares de captura de imagem para stop motion — ou seja, são praticamente uma autoridade no assunto. Além disso, eles mantêm um blog muito interessante sobre o tema.
No blog, a Dragonframe destaca os mais recentes e incríveis vídeos de animação em stop motion de diferentes estilos. Eles incluem imagens, vídeos e um breve texto explicativo sobre cada produção.
É uma ótima fonte de inspiração e também uma excelente maneira de descobrir o que está em alta no mundo desse estilo de animação.
StopMotionAnimation

Caso você esteja procurando recursos sobre animação, vale muito a pena visitar o StopMotionAnimation.
O site é uma comunidade dedicada à técnica e à arte do stop motion. Lá você encontra tutoriais gratuitos, como o “The Original Stop Motion Handbook” em formato de página web, além de vídeos para inspiração e um fórum de discussão no qual os usuários podem se cadastrar e participar.
Eles também disponibilizam uma lista de recursos para compra de ferramentas e materiais para quem deseja criar suas próprias animações.
AnimateClay

Embora existam inúmeras formas de criar animação em stop motion, a massinha de modelar é uma das mais conhecidas — em grande parte graças ao estúdio Aardman Animation e filmes como Wallace & Gromit.
O site AnimateClay é um recurso voltado especificamente para claymation. Dessa forma, lá você encontra uma ampla seção de tutoriais, notícias, indicações de fornecedores de materiais e até um podcast dedicado à animação com massinha.
É uma ótima fonte de aprendizado e inspiração se a animação com clay for a sua ferramenta de escolha.
A animação em stop motion é uma forma de arte belíssima, que pode dar bastante trabalho, mas também é extremamente recompensadora. E não há limites para as maneiras de criá-la: você pode esculpir figuras de massinha, recortar e animar papéis, rearranjar peças de Lego ou até usar pessoas em cena.
Inspirado para começar sua jornada? Boa sorte! 😀
Boa semana!
Daniel desligando.