A Netflix anunciou uma grande mudança em sua área de produção visual. Suas duas divisões internas, Scanline VFX e Eyeline Studios, se juntaram e agora passam a ser uma única marca, a Eyeline.
A união de dois gigantes
Para quem não sabe, a Scanline VFX é uma referência mundial em efeitos visuais. Seus trabalhos são muito respeitados na indústria, principalmente pelas simulações fluidas, assim como água, fogo, fumaça e etc.
Além disso, desenvolveu um software próprio chamado Flowline, que rendeu um Oscar de Mérito Técnico/Científico.

Já a Eyeline Studios se destacou não só pelo uso pioneiro de produção virtual e captura volumétrica, como também pelo desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e ferramentas para conteúdos generativos.
Aliás, foram os primeiros a receber o Prêmio de Tecnologia Inovadora da Visual Effects Society. Também se destacam pela criação do Light Dome, um sistema capaz de reproduzir, com realismo, qualquer condição de iluminação do mundo real.

Recentemente, a equipe foi responsável pelos efeitos de O Eternauta, aplicando o uso de inteligência artificial no processo de produção.
O Eternauta e o uso da IA generativa
Como mencionado acima, um dos exemplos mais marcantes dessa nova fase da Netflix foi a produção da série O Eternauta.

Durante as filmagens, a equipe precisava criar uma sequência de prédios colapsando em Buenos Aires, mas o orçamento já estava comprometido e o prazo era curtíssimo.
Foi aí que as equipes da Eyeline Studios e da Scanline entraram em ação, utilizando a IA para construir a cena de forma rápida e mais econômica.
Além disso, O Eternauta utilizou mais de 35 locações reais e 25 palcos de produção virtual, tornando-se o primeiro título global da Netflix a empregar IA generativa em larga escala.
Uma nova era de produção visual
A junção marca um novo capítulo na história da Netflix, consolidando como um dos grandes polos mundiais de inovação e tecnologia cinematográfica. Unindo IA, realismo digital e produção em tempo real.
Entre os próximos projetos que já contam com o toque da nova Eyeline estão algumas das produções mais aguardadas da plataforma: Stranger Things (5ª temporada), Wake Up Dead Man: A Knives Out Mystery, The Witcher (4ª e 5ª temporadas), One Piece (2ª temporada), Godzilla x Kong: Supernova, Spider-Man Noir e Daredevil: Born Again (2ª temporada)

Fontes: Variety, Animation Magazine, Netflix