O Cinema 4D realmente é meu software favorito. Além da vasta gama de ferramentas para Motion Design, ele ainda possui tudo de melhor das pipelines 3D. Claro, tem suas limitações se comparado com Maya, 3ds Max e cia, mas convenhamos que está chegando lá.
Você já precisou fazer escamas no Cinema 4D? Nunca? Não se preocupe, sua vez vai chegar.
Escamas são extremamente complicadas de se criar de forma orgânica em qualquer software 3D. Afinal, não são somente texturas inseridas sobre objetos; são objetos inseridos sobre a superfície de outros tendo ainda que interagir com sua base. Não sacou? Vamos lá:
Zigor Samaniego e suas lições gratuitas de Cinema 4D
Zigor Samaniego é um especialista em lettering e ilustrador 3D. Ele já trabalhou para agências como a Ogilvy & Mather, de Nova Iorque. Atualmente é professor na Domestika, onde possui um curso de 3D lettering no C4D e complementa suas aulas com lições gratuitas de curta duração que disponibiliza no Youtube.
Em uma dessas lições (vídeo acima), ele ensina a criar escamas de forma efetiva no Cinema 4D.
Zigor explica que criou essa técnica para um personagem específico seu, mas que através dela, pode-se aplicar escamas sobre qualquer objeto. Ele ainda aborda de maneira breve como baixar materiais no Octane, fora outras dicas preciosas para quem usa C4D.
Cloth e Octane
Mas não paremos por aqui: Zigor ainda ensina num breve vídeo como instalar o Octane Demo no Cinema 4D, e em outra lição passa dicas de como configurar lindamente sua simulação de tecidos.
Eu uso muito Cloth Simulation no C4D, pois sempre rola uma bandeira aqui, um pano rasgando acolá. Mas Zigor oferece um insight diferente sobre o assunto, permeando profundamente o tema com dicas fantásticas de quem realmente entende. Vou deixar aqui uma amostra do que ele ensina como fazer com Cloth.
Vale a pena conferir as aulas do cara.
Fonte: Domestika
[sgmb id=”1″]