Eis algo complicado de se fazer no After Effects: animação de personagens. Existem vários cursos por aí que ensinam como se iniciar ou aperfeiçoar nesse quesito; há várias ferramentas – como o Duik -, para agilizar esse processo também. Contudo, antes da animação de personagens em si, esbarramos com a criação e rig, partes fundamentais que ditarão o quão boa sua animação se tornará.

Usando strokes paths para criar braços e pernas no After Effects

by Joe Clay | via Workbench

O animador e motion designer Joe Clay ensina como criar braços e pernas usando strokes paths diretamente no After Effects. E não somente isso, o cara usa trim paths para construir a roupa, sombras e quaisquer detalhes que se queira adicionar. Como isso funciona:

Usando strokes paths para criar braços, pernas, camisetas, calças, etc.

O primeiro passo é desenhar a base do braço – ou perna -, usando a pen tool shape layer (G) – lembre-se de usar strokes ao invés de fill. Depois, acesse os parâmetros do stroke > Line Cap > Round Cap. Agora em content, duplique o grupo shape 1 para criar uma manga de camiseta.

Acesse o grupo shape 2, altere sua cor e vá em Path 1 > Path e use o comando Alt+Clique para ativar as expressões nesse parâmetro. Com a expressão ativada, parenteie esse path ao Path 1 > Path do grupo shape 1. Agora adicione um Trim Paths ao Path do shape 2 e diminua seu tamanho até onde achar que deve; em seguida aumente a espessura do stroke.

Isso permite que quando se movimente o braço, a manga siga o movimento. Vale lembrar que pode ser aplicado em o que quisermos, basta adaptarmos de alguma forma a ideia de Joe.


Esse é um resumão da técnica usada por Joe Clay, mas a técnica é realmente simples e válida para personagens flat. Abaixo o tutorial completo, com pouco mais de oito minutos. Vale o tempo.

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