Quem tem vontade de comprar uma Cintiq ou equivalente esse ano, encontrará mais opções do que nunca no mercado. Além do recém lançado Surface Studio , da Microsoft, agora a Dell anunciou seu novo produto: a Dell Canvas.

Diferente do Surface Studio, a Canvas não é um computador com função tablet, mas um monitor tablet HD de 27 polegadas que precisa ser conectado a um computador. Por isso, a comparação mais próxima que se pode fazer é com a Cintiq 27QHD. O monitor pode ser usado horizontalmente, ou inclinado, mas não foi desenhado pra ficar na vertical. Dell está apostando no fato de que a maioria dos artistas gráficos hoje em dia já trabalham com dois monitores, e vão querer usar a Canvas como um display secundário/mesa de desenho junto com outro monitor na vertical.

Ainda não se sabe muito sobre a tecnologia da caneta: ela virá com um driver Wacom, mais ainda não se sabe se é apenas o Feel driver que costuma vir em outros tablet pcs, ou se será o driver completo encontrado nas Cintiqs. Possui a mesma sensibildade de pressão (2048 níveis) e de inclinação que as canetas Wacom, mas um design diferente: um pouco menor, mais fina e mais leve.

O monitor alcança 98% da gama de cores Adobe RGB, e a resolução é de 2560×1440 px  – o que é o mesmo que as Cintiqs de 27 polegadas, mas menos que a do Surface Studio pro (mais de 4k: 4500×3000px). Por outro lado, enquanto o Surface suporta até 10 pontos de toque simultaneos, a Dell canvas permite até 20, o que permitiria mais de uma pessoa trabalhando ao mesmo tempo na mesma tela.

foto: pcmag.com

Também muito parecido com o Surface Studio, a Canvas vem com “dials” – aquele botão gigante programável que permite usar ferramentas sem uso de um teclado ou sem tocar diretamente na interface do software – que a Dell chama de “Totem“. Diferente do controle do Surface, na Canvas, o botão só funciona enquanto estiver tocando a tela, mas apesar disso, vários Totems podem ser utilizados na tela ao mesmo tempo, coisa que não é possível no Surface.

Atualmente, quase não existe suporte para o Totem em softwares profissionais como Photoshop, Illustrator, Painter ou Maya – o que não é de se espantar, uma vez que ele usa tecnologia que virá com a próxima versão do Windows 10 (por sinal chamada de “Creator’s Update” e que deve chegar logo após o lançamento da Dell Canvas, no fim de março). O suporte para os Totems no Photoshop e Illustrator (pelo menos) deve ser adicionado nos próximos updates desses programas, junto com a atualização pra nova versão do Windows 10. Por esse motivo, a Dell Canvas será compatível somente com sistemas Windows (foi mal, Applemaníacos).

A Dell Canvas custará aproximadamente $1.799 nos EUA; mesma faixa de preço da Cintiq 27QHD, sem a função touch. Claro, ainda salgado para nós que vivemos em terras tupiniquins, mas para os realmente interessados, o negócio é preparar o bolso e acompanhar os reviews em março.

foto: pcmag.com

Fonte:

Cartoon Brew

Digital Arts Online

Trusted Reviews

Pc Mag

 

Comentários

comments