A Netflix está a todo vapor na produção de séries originais. Da aclamada Stranger Things, passando por séries Marvel a séries de anime, a Netflix tem feito um esforço tremendo para gerar conteúdo de primeira e inédito. E os caras conseguem.
A novidade agora é a série documental Abstract: The Art of Design. Como o nome sugere, Abstract trata sobre criatividade e mostra os designers visionários que moldam o mundo a nossa volta – da arquitetura à ilustração, de carros à tipografia.
Talvez você esteja pensando que já assistiu a muitas séries sobre o assunto, e que todas elas têm algo em comum: as pessoas são lindas, polidas, bem vestidas e falam de forma suave com papos esotéricos pra explicar os motivos de seu trabalho. Fora isso, geralmente as filmagens tem um “quê” de minimalista, clean e uma estética aborrecida pra cacete.
Bom, de acordo com o criador e produtor executivo Scott Dadich (também editor chefe de WIRED), as coisas são diferentes em Abstract:
Nós não faremos o que já existe. Junto de meus parceiros e amigos, bem como produtores executivos, Morgan Neville (que já ganhou um Oscar por 20 Feet From Stardom), e Dave O’Connor, da RadicalMedia, construímos um time com os melhores documentaristas da atualidade. Cada episódio de Abstract se sustenta como um filme próprio, adaptando a sensibilidade do Design aos nossos assuntos. E tiro um momento para ser geek aqui, pois usamos lentes anamorphic prime – com o melhor vidro do mercado -, montadas sobre uma câmera Red Epic Dragon filmando a 4K HDR. Ficou lindo.
O trailer sugere que a série é realmente boa, e estreia em 10 de fevereiro com todos oito episódios simultâneos.