Elliott Chaffer é Diretor Criativo Executivo na Trollbäck+Company e um mestre em buscar referências e inseri-las no seu workflow. O Rei das referências deu uma entrevista para a Motionographer, onde explica sua metodologia e como usar referências para inspirar a criatividade, comunicar ideias e se conectar com as pessoas. Seguem alguns trechos escritos pelo próprio Elliot.
“Referências são minhas linguagem do amor. Quando eu conheço alguém que eu gosto, eu tenho o hábito de mandar uma lista enorme de links, referências e ideias no dia seguinte.”
“No início da minha carreira , eu escolhi não fazer o design e nem a animação, após perceber que não conseguia ficar parado olhando para o que eu executava no computador. Eu venho de um background da fotografia e cinema e, durante os anos que eu deveria estar aperfeiçoando minhas habilidades de design, eu estava gerenciando um time criativo e dirigindo. Eu “saí da caixa” intencionalmente para me libertar e pensar bem além da caixa. Corte para alguns anos depois e eu sou ECD na Trollbäck+Company. Como? Buscando referências.”
Por que Referências?
Referências são um jeito rápido de inspirar e comunicar uma visão para clientes e times criativos, fazendo todo mundo entrar no clima. Dessa forma é possível focar na visão geral e manter o diálogo e a inspiração em aberto. Elas permitem que você se perca na sopa primordial dos trabalhos criativos até aquele momento de “Eureka!” que direciona grandes criações.
Nos estágios iniciais com um cliente, as referências são uma ótima forma de comunicar o tom geral do projeto e gerar expectativa. Clientes precisam de uma conexão emocional. Dessa forma, ter ferramentas que mostrem para o cliente que você realmente entende os objetivos do projeto levam a um relacionamento baseado em confiança.
“Muitas pessoas pensam em referências só como parte da fase de brainstorm, mas elas são uma ótima ferramenta de motivação a se buscar até o final do projeto.” – Krysta Coates, Designer Junior e Animadora da Trollbäck+Company.
O vídeo de rebrand da FOX
Olha que interessante como buscar referências não apenas estabeleceu uma comunicação entre o estúdio e a empresa, como também acelerou o processo.
“Como parte do rebrand da FOX Entertainment, nos solicitaram um filme para promover a nova estratégia, tom de voz e visão de marca para os stakeholders. O tempo era curto, mas o escopo era grande e nós fomos capazes de comunicar a visão de forma bem rápida usando referências. Isso permitiu começar a fase de fabricação e filmagem extremamente rápido.”
Referências utilizadas pelo Elliott
Platformas e Blogs de Design:
Pinterest, Behance, Dribbble, Vimeo, YouTube, Designspiration, TikTok, It’s Nice That, Visuelle, The inspiration grid, Mind sparkle, Design feed, Good type, Friends of Type, TDC, Nowness
Pessoas:
GMUNK, Satellite Lab, Olafur Eliasson, Snohetta Architects, Hush, David Adjaye, Joelsons, Zaha Hadid, Felice Varini, James Turell, Bruno Aveillan, David Carson, Kyle Cooper, Michel Gondry, Spike Jonze, Jonathan Glazer, Brett Foraker, Es Devlin, Anti VJ, Antibody, Dan Holdsworth, Universal Everything, Quayola, Tendril, Man vs Machine, 1st AveMachine, Onedotzero, Treatment studio, UVA, DBLG, Echolab, Rogier van der Zwaag, Nonotak Studio, Jonathan Harris, Joe Picard, FX WRX, Joanie Le Mercier, Renan Ozturk, Jimmy Chin, Humza Deas, Skyfall Shanghai Scene, Christopher Doyle, Tony Hill Rigs, Todd St. John
Fonte: Motionographer.