O caminho para uma carreira criativa em animação pode ser imprevisível, mas, com a visão e a intenção certas, também está cheio de possibilidades para ser contratado no setor. No Festival de Annecy deste ano, a ArtStation realizou um painel lotado, “The Art of Getting Hired”, com três grandes nomes da indústria: Kara Oropallo (Vice-presidente de Desenvolvimento de Equipes na DNEG Animation), Stéphane Biava (Arquiteto de Soluções e fundador da Proj Prod) e David Hubert (Fundador do Agora Studio).
Falando para um público formado principalmente por estudantes e profissionais em início de carreira, os palestrantes compartilharam lições práticas — muitas vezes conquistadas com esforço — sobre como construir uma trajetória em uma indústria criativa em constante transformação.
Dessa forma, aqui estão os principais “faça” e “evite” para ter em mente ao planejar seus próximos passos.
O que fazer para aumentar as chances de ser contratado

Faça: Direcione seu Portfólio para o que Você Quer Fazer
Seu trabalho deve comunicar com clareza seus pontos fortes e seu foco. Os recrutadores querem entender quem você é como artista, não apenas o que você sabe fazer.
Faça: Inclua Trabalhos Pessoais
Mostrar projetos que você tem paixão ajuda os estúdios a enxergarem para onde você se inclina criativamente. Isso demonstra comprometimento, curiosidade e prazer em sua arte.
Faça: Mostre Trabalhos em Andamento
Compartilhar seu processo — e não apenas peças finalizadas e polidas — revela como você pensa. Isso evidencia sua forma de resolver problemas e seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Faça: Crie Trabalhos Autênticos e Memoráveis
Às vezes, um conceito forte pode se destacar mais do que uma execução impecável. Obras que transmitem autenticidade ou originalidade têm muito mais chances de serem lembradas.
Faça: Construa Conexões
Relacionamentos importam. Criar uma rede não é apenas colecionar contatos, mas sim cultivar sua comunidade, manter-se inspirado e estar aberto a mentoria e colaboração.
Faça: Pratique Trabalho em Equipe e Comunicação
O sucesso em um estúdio muitas vezes depende de como você trabalha com os outros. Aprenda a dar e receber feedback, a lidar com projetos em grupo e a se comunicar de forma clara.
Investindo na Comunicação

Faça: Use Vários Reels ou Currículos Quando Necessário
Adapte seus materiais para oportunidades específicas. Uma abordagem genérica raramente destaca seu melhor encaixe para uma função ou estúdio em particular.
Faça: Entenda Disciplinas diretamente relacionadas
Você não precisa ser um generalista, mas conhecer um pouco sobre funções vizinhas ajuda a colaborar de forma mais eficaz.
Faça: Trate o Feedback como um Presente
A capacidade de ouvir críticas e aplicá-las de maneira profissional é uma das qualidades mais valorizadas em qualquer ambiente criativo. O feedback não é pessoal — trata-se de tornar o trabalho melhor.
Faça: Construa Sua Marca Pessoal
A consistência em plataformas como LinkedIn, ArtStation e seu site ajuda a reforçar quem você é e o que você oferece. Trate sua presença online como parte do seu portfólio.
O que evitar ao tentar ser contratado

Evite: Dizer “Quero Fazer de Tudo”
É importante ter interesses diversos, mas a clareza é fundamental.
“Quando artistas me dizem isso, fica muito difícil saber onde encaixá-los”, comenta Kara, da DNEG.
Os estúdios precisam saber em que você realmente se destaca. Foque seu portfólio e sua mensagem no que você faz de melhor.
Evite: Se Preocupar em Escolher o Caminho Certo de Imediato
As Carreiras raramente são lineares. O emprego que você consegue logo após a faculdade não define o seu futuro. Mantenha-se aberto onde suas habilidades e interesses podem levar você.
A indústria criativa valoriza clareza, curiosidade e consistência. Sendo assim, seja específico sobre o que deseja, mantenha-se conectado à sua comunidade e nunca pare de aprimorar sua arte. Seja ao enviar um portfólio, iniciar um estúdio ou lançar sua própria propriedade intelectual, a base é sempre a mesma: trabalho honesto, focado e disposição para crescer.
Agora, se você quiser não só ser contratado, mas também se aventurar no mundo dos freelancers, no canal do Layer você encontra essa playlist do Manual do Freelancer, com quase 200 vídeos dando dicas de animação, como montar seu portfólio e tudo que você precisa saber pra conseguir pegar seus primeiros trabalhos.
Quer ler mais? Saca as novidades mais recentes do photoshop nesse artigo aqui.
Boa semana!
Daniel desligando.
Fonte: Artstation