A Netflix confirmou sua lista de filmes originais para 2022, que será de longe o ano mais notável para filmes de animação até agora.
A lista inclui cinco filmes de produção original dos EUA e da Europa. Todos são dirigidos por cineastas aclamados em animação – Nora Twomey (A Ganha-Pão), Chris Williams (Operação Big Hero), Henry Selick (Coraline e o Mundo Secreto) – ou autores conhecidos principalmente por seus trabalhos em live-action: Richard Linklater e Guillermo del Toro.
A Netflix também confirmou o lançamento de três filmes de anime originais, incluindo Bubble, que estreará este mês na Berlinale. Bubble é o único filme de animação a ter uma data de lançamento firme: 28 de abril.
Ausentes desta lista estão aquisições de terceiros e filmes produzidos por parceiros, incluindo projetos antecipados como O Despertar das Tartarugas Ninja, um spin-off da série produzido pela Nickelodeon. O filme estava inicialmente previsto para 2021, e fontes mais tarde nos disseram que era para este ano.
Quase certamente haverá algumas surpresas também. Afinal, o streamer pegou seu filme de animação de maior destaque de 2021, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, da Sony, depois de lançar a lista do ano passado.
Por enquanto, aqui estão os filmes originais que os assinantes podem esperar nos próximos 11 meses…
Apollo 10 ½: A Space Age Childhood
Diretor: Richard Linklater
Sinopse: Apollo 10 ½: A Space Age Childhood conta a história do primeiro pouso na lua no verão de 1969 a partir de duas perspectivas entrelaçadas – a visão do astronauta e do controle da missão do momento triunfante e através dos olhos de uma criança crescendo em Houston , Texas, que tem seus próprios sonhos intergalácticos. Inspirando-se na própria vida do cineasta indicado ao Oscar Richard Linklater, Apollo 10 ½: A Space Age Childhood é um instantâneo da vida americana na década de 1960 que é parte amadurecimento, parte comentário social e parte aventura fora deste mundo.
Imagem de capa
Bubble
Diretor: Tetsuro Araki
Sinopse: A história se passa em Tóquio, depois que bolhas que quebraram as leis da gravidade caíram sobre o mundo. Isolada do mundo exterior, Tóquio se tornou um playground para um grupo de jovens que perderam suas famílias, atuando como um campo de batalha para batalhas de equipe de parkour enquanto saltam de prédio em prédio. Hibiki, um jovem craque conhecido por seu estilo de jogo perigoso, faz uma jogada imprudente um dia e cai no mar que dobra a gravidade. Sua vida é salva por Uta, uma garota com poderes misteriosos que aparece de repente. O par então ouve um som único audível apenas para eles. Por que Uta apareceu antes de Hibiki? O encontro deles leva a uma revelação que mudará o mundo.
Drifting Home
Diretor: Hiroyasu Ishida
Sinopse: Kosuke e Natsume são amigos desde a infância, mas com o passar do tempo o relacionamento entre os dois alunos da sexta série parece tenso, pois eles continuam evitando um ao outro. Um dia, durante as férias de verão, eles vão para um conjunto habitacional que está programado para ser demolido. Tendo crescido lá, o lugar guarda muitas memórias. Enquanto jogam, eles de repente são pegos em um fenômeno misterioso e quando recuperam a consciência, eles veem um oceano inteiro diante deles enquanto o complexo habitacional derivou em um mar misterioso junto com Kosuke e Natsume com ele. Eles serão capazes de retornar ao seu mundo anterior? Uma jornada de despedida de verão começa.
Pinóquio de Guillermo del Toro
Diretores: Guillermo del Toro, Mark Gustafson
Sinopse: O cineasta vencedor do Oscar Guillermo del Toro reinventa o conto clássico de Carlo Collodi sobre a marionete de madeira que é magicamente trazida à vida para consertar o coração de um entalhador de madeira chamado Gepeto. Este extravagante musical em stop-motion dirigido por Guillermo del Toro e Mark Gustafson segue as aventuras travessas e desobedientes de Pinóquio em sua busca por um lugar no mundo.
My Father’s Dragon
Diretor: Nora Twomey
Sinopse: Do estúdio de animação cinco vezes indicado ao Oscar Cartoon Saloon (Uma Viagem ao Mundo das Fábulas, A Canção do Oceano, Wolfwalkers) e da diretora indicada ao Oscar Nora Twomey (A Ganha-Pão), chega um filme requintado inspirado no livro infantil da autora Ruth Stiles Gannett. Lutando para lidar com a mudança para a cidade com sua mãe, Elmer foge em busca da Ilha Selvagem e de um jovem dragão que espera ser resgatado. As aventuras de Elmer o apresentam a feras ferozes, uma ilha misteriosa e a amizade de uma vida.
The Sea Beast
Diretor: Chris Williams
Sinopse: Em uma época em que feras aterrorizantes vagavam pelos mares, caçadores de monstros eram heróis célebres – e nenhum era mais amado do que o grande Jacob Holland. Mas quando a jovem Maisie Brumble se esconde em seu lendário navio, ele se depara com um aliado inesperado. Juntos, eles embarcam em uma jornada épica em águas desconhecidas e fazem história. Do cineasta vencedor do Oscar Chris Williams ( Moana, Operação Big hero, Bolt ), The Sea Beast nos leva para onde o mapa termina e a verdadeira aventura começa.
Os Sete Pecados Capitais: Fúria de Edimburgo Parte 1
Diretor: Bob Shirahata
Sinopse: Com mais de 37 milhões de cópias vendidas e vencedora na categoria infantil do 39º Kodansha Manga Award, o mega-hit Os Sete Pecados Capitais (obra original: Nakaba Suzuki) está recebendo um filme de anime spin-off. Este filme contará com uma história original de Suzuki. Dividida em duas partes, a história seguirá Tristan, filho dos protagonistas de Os Sete Pecados Capitais, Meliodas e Elizabeth. Tristan herda o poder do Clã da Deusa e pode curar as feridas e ferimentos das pessoas, mas muitas vezes acaba machucando os outros devido à sua incapacidade de controlar seu poder. Para proteger sua família, Tristan segue para o Castelo de Edimburgo e conhece uma série de novos amigos ao longo do caminho.
Wendell & Wild
Diretor: Henry Selick
Sinopse: Das mentes deliciosamente perversas de Henry Selick e Jordan Peele vem Wendell & Wild, um conto animado sobre os irmãos demônios Wendell (Keegan-Michael Key) e Wild (Peele), que pedem a ajuda de Kat Elliot, de 13 anos. – um adolescente durão com uma carga de culpa – para convocá-los para a Terra dos Vivos. Mas o que Kat exige em troca leva a uma aventura brilhantemente bizarra e cômica como nenhuma outra, uma fantasia animada que desafia a lei da vida e da morte, tudo contado através da arte artesanal do stop motion.