A Adobe anunciou o Substance 3D Collection, um novo conjunto de ferramentas de design 3D centrado no software Substance que adquiriu em 2019 junto com sua empresa-mãe, Allegorithmic. Na época, havia muita confusão, com as pessoas se perguntando o que a Adobe queria com um produto que criava materiais para modelos 3D quando sua Creative Cloud carecia de qualquer tipo de ferramenta 3D que pudesse tirar o máximo proveito deles. O anúncio de hoje responde a essa pergunta, pelo menos em parte.
O Substance 3D Collection é o primeiro passo da Adobe em direção a uma solução autoral de conteúdo 3D de ponta a ponta. Até agora, o 3D no ecossistema da Adobe estava limitado a fotos simples de produtos no Dimension, motion graphics baseados em card que funcionam no After Effects e uma ferramenta de renderização e manipulação 3D menos conhecida dentro do Photoshop.
Vamos direto ao assunto: o Substance Collection ainda não é um substituto completo para nomes como Maya ou Blender, e nem é para ser. Seu foco principal é claramente reduzir a complexidade técnica do design 3D, tornando as ferramentas acessíveis a designers gráficos que não querem se tornar cientistas da computação apenas para usar o software. E enquanto não é uma solução abrangente ainda (Adobe anunciou uma versão beta privada do Substance 3D com ferramentas de modelagem para a coleção), a equipe de desenvolvimento tem estado claramente ocupada por ter desenvolvido tanto quanto desenvolveu desde a aquisição da Allegorithmic no início de 2019.
Vamos dar uma olhada nos vários “componentes” do Substance 3D Collection e o que ele oferece.
Substance 3D Stager
Stager é exatamente o que seu nome sugere: um lugar para posicionar e dispor seus produtos, luzes e câmeras para a fotografia do produto final. É também a principal notícia do produto aqui; os outros membros da coleção – Painter, Designer e Sampler – todos existiam como produtos de envio antes do anúncio de hoje. (Sampler foi renomeado de seu apelido original, “Alchemist”.)
Stager expande a filosofia Adobe Dimension de configuração simples de objetos 3D no “estilo Adobe”. Na verdade, o Stager aparentemente é construído aproveitando a base de código da Dimension. (Dimension continua sendo um produto separado, disponível como parte do pacote Creative Cloud.) Inclui alguns recursos de layout interessantes, como colisões físicas automáticas. Isso significa que os objetos se encaixarão em outras superfícies (pense em livros caindo sobre uma mesa, em vez de passar por ela), resolvendo um dos aspectos mais frustrantes da montagem de cena para os iniciantes em 3D. Resta saber o quão preciso é esse recurso. Independentemente disso, é um recurso que funcionará perfeitamente com a simetria inerente na maioria das fotos do produto.
Como mencionado anteriormente, o Stager inclui ambientes de iluminação HDR predefinidos para tornar instantaneamente as fotos do produto excelentes. Também inclui tipos de luz 3D padrão para personalizar a escolha de iluminação.
O Stager fornece um renderizador fisicamente interativo para fornecer feedback instantâneo para mudanças de cena e acesso a modelos da Biblioteca de Assets Substance 3d.
Biblioteca de assets do Substance 3D
Esta é provavelmente a outra grande novidade. Há algum tempo, o Substance inclui uma biblioteca de materiais pré-fabricados, mas com o lançamento do Substance 3D Collection, a Adobe retirou uma página do manual Quixel Megascan e incluiu milhares de modelos 3D para os usuários acessarem e adicionarem à sua cena. Portanto, se a sua caixa de cereal precisa ficar em cima de uma mesa de café da manhã, você pode arrastar e soltar a referida mesa da biblioteca de assets, aplicar o material desejado e clicar em render.
A Adobe identificou corretamente os modelos como uma das questões críticas para a criação 3D moderna. Mesmo depois que o modelador do Substance sair da versão beta, a criação de um único modelo de qualidade pode levar vários dias. A maioria dos artistas comerciais não pode pagar esse tempo ou dinheiro se precisar de dezenas de objetos em suas filmagens. Ao fornecer milhares de itens genéricos, a Adobe permite que os artistas se concentrem no modelo que conta: o produto de seus clientes.
Substance 3D Sampler
Sampler permite que um artista tire fotos de texturas do mundo real com seu celular e as transforme instantaneamente em materiais Substance, graças à magia do machine learning. Os resultados para texturas comuns como madeira e pedra são bastante impressionantes, e de magnitude mais rápidas do que as técnicas tradicionais de criação de material.
Substance 3D Designer
Por falar em criação de materiais, o Designer sempre foi o produto carro-chefe da Substance, permitindo aos artistas criar superfícies muito detalhadas. Embora haja ajustes simples que podem ser feitos aqui, esteja avisado: este aplicativo é onde os recursos de interface do usuário da Adobe começam a se mover para o mundo mais técnico de nodes e operações matemáticas. E por um bom motivo: Substance Designer é a ferramenta padrão da indústria em VFX, games e animação para a criação de materiais de superfície confiáveis. Portanto, não é surpreendente que a complexidade técnica exista aí. A boa notícia é que a biblioteca de assets contém texturas predefinidas suficientes que o artista médio raramente precisa entrar no mundo do design, baseado em nodes personalizados e pode se concentrar na capacidade do Designer de aplicar os materiais aos objetos e adicionar sujeira do mundo real e marcas de desgaste quando necessário.
Substance 3D Painter
O Painter completa o conjunto de ferramentas, permitindo que os artistas pintem diretamente na superfície 3D do objeto. Pincele padrões específicos, artefatos de superfície como arranhões e rachaduras ou até mesmo pinte em logotipos e outros decalques.
Substance 3D Modeler
Não sabemos muito sobre isso ainda, exceto que é uma ferramenta baseada em VR. (É hora de gastar US $ 300 para uma Oculus Quest 2.) Dado que a Adobe adquiriu a ferramenta de escultura VR Medium da Oculus no final de 2019, tenho que assumir que haverá alguma variação dessa ferramenta, ou possivelmente uma atualização com a nova marca para o próprio Medium.
Preços
Agora, as notícias preocupantes para alguns de vocês: a coleção 3D Substance não será incluída como parte da Creative Cloud. É uma assinatura separada.
A coleção está disponível por um valor mensal de $ 49,99 por mês (não tenho certeza se isso requer um compromisso anual – fique atento para esclarecimentos) ou $ 549,88 por ano. O preço da equipe é de $ 99,99 ou $ 1.199,88, respectivamente. Um desconto está disponível para novos assinantes que se inscreverem até o final do ano.
Para usuários “tradicionais” do Substance que procuram apenas as ferramentas de texturização, há uma assinatura mensal do “Substance 3D Texturing” de $ 19,99 por mês, ou um aluguel anual com desconto de $ 219,88.
Link para o comunicado de imprensa oficial
Fonte: Pro Video Coalition – Adobe gets serious about 3D Design