No dia 20 de julho de 2021 a Adobe anunciou que passará a integrar o Fundo de Desenvolvimento do Blender como uma companhia “Gold member“.
O Fundo de Desenvolvimento do Blender aceita doações para apoiar atividades de fornecimento de serviços gratuitos e de acesso aberto para todos os contribuintes do Blender, incluindo profissionais e corporações, no site blender.org.
Segundo o fundador do Blender, Ton Roosendaal “é um excelente exemplo da indústria cada vez mais aceitando trabalhar com softwares gratuitos e de código aberto“.
Além disso, a Adobe anunciou o lançamento de dois novos plug-ins para uso direto no Blender: o Substance 3D in Blender e o Plugin Mixamo Auto-Control Rig for Blender (ambos já disponíveis em versão beta).
Com o Substance 3D, será possível acessar assets para games, VFX, animação, e diversos outros materiais direto do Blender; já com o Mixamo, será possível manipular animações e rig de personagens de forma simples e prática.
Será esse o caminho para o Blender se tornar pago em um futuro distante ou próximo?
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Fontes: Adobe Blog e Blender.org.