Recentemente, no blog da própria Adobe, eles anunciaram novas ferramentas de IA juntamente com um plano novo: Creative Cloud Pro. O foco das mudanças é no Adobe Firefly e nas ferramentas de IA embutidas nos seus programas. Obviamente isso vem acompanhado de um custo adicional.
O que tem de novo no Creative Cloud Pro?
Apesar de anunciar como se fosse novidade o Creative Cloud Pro entrega a maioria das coisas que o Creative Cloud já entregava. Acesso ilimitado às fontes do Adobe Fonts, 100GB de armazenamento na nuvem e acesso a templates livres de royalties para agilizar trabalhos.
A “novidade” agora é o acesso às ferramentas que você provavelmente já usava antes. O assistente que ajuda a selecionar objetos e refazer fundos assim como um novo app do Firefly com a possibilidade de boards ilimitados para auxiliar no workflow.

Essas ferramentas não parecem apresentar inovação suficiente e dá a impressão que eles agora vão cobrar pelos serviços que você vinha testando “de graça”.
Os preços
A mudança irá ocorrer primeiro na América do Norte a partir de 17 de Junho com uma adição de 10 dólares nas cobranças a partir desta data. Ainda não sabemos como isso será convertido aqui para o Brasil, mas deve ser um aumento significativo.
Contudo eles provavelmente vão dar a opção de manter os aplicativos atuais, mas com acesso limitado às ferramentas de IA.

E você, tem usado muito essas ferramentas novas no seu workflow? Caso queira ver as novidades do After Effects que também vão ajudar no seu workflow é só dar uma olhada nesse artigo aqui.
Boa semana!
Daniel desligando