O novo software criativo Affinity foi revelado, e ele transforma completamente o cenário dos softwares de criação. É um aplicativo profissional de design, totalmente reformulado e integrado, agora disponível gratuitamente para todos.
Desde que a Canva adquiriu a Affinity em março de 2024 por US$ 380 milhões, segundo a Forbes, a Affinity vem passando por grandes mudanças nos bastidores.
Compra única? Assinatura? Gratuito
No início deste mês, em preparação para o grande anúncio de ontem, a empresa parou completamente de vender seu software. Antes era realizado através de uma compra única. Na ocasião, a Affinity afirmou estar “abrindo espaço para o que vem a seguir”, explicando que tirar sua loja do ar temporariamente fazia parte do processo para garantir uma transição limpa para a nova geração do Affinity, que chegou hoje.
No entanto, o retorno da loja não conta toda a história — na verdade, não há nada a pagar. Embora a Affinity tenha sido, por muito tempo, um conjunto de softwares pagos, a empresa afirma ter ouvido as reclamações vindas de toda a indústria criativa sobre o aumento constante dos preços de softwares, os planos de assinatura frustrantes e o fato de que os profissionais criativos geralmente precisam usar diversos aplicativos diferentes para alcançar seus objetivos.
O novo Affinity busca resolver esses três problemas de uma só vez: é gratuito, não exige assinatura e funciona como um único aplicativo criativo unificado, voltado para fotógrafos, designers e ilustradores.
Affinity une Fotografia, Design e Ilustração
Independentemente do que os usuários estejam criando no Affinity, há um único tipo de arquivo não destrutivo que abrange tudo, com suporte completo a edição e camadas. É um movimento sem precedentes no setor de softwares criativos. Ainda assim, o aplicativo também é compatível com diversos formatos de arquivo, incluindo PSD, AI, PDF, SVG, TIFF, IDML e outros. Em termos da Adobe, é como se o Photoshop, Illustrator e InDesign estivessem juntos no mesmo programa.

A versão profissional do Affinity pode contrastar com as ferramentas de design mais acessíveis da Canva, que ajudam pessoas sem grande experiência artística ou de design a criar trabalhos e materiais visuais de alta qualidade e valor comercial, mas o Affinity ainda mantém a identidade visual e o estilo de marca da Canva.
Além disso, ele funciona em conjunto com a plataforma da Canva, que foi significativamente aprimorada e expandida hoje, incluindo suas ferramentas de IA — a única área em que parte das funcionalidades do Affinity pode ficar atrás de um possível paywall.
Gratuito, mas não por completo
A gente sempre sabe que quando a esmola é muita o santo desconfia. No caso da Affinity, todos os seus recursos são gratuitos, mas, se os criativos quiserem usar as ferramentas premium de IA generativa da Canva dentro do novo app do Affinity, precisarão ter uma assinatura premium da Canva. Fora da integração com a IA da Canva, o Affinity permite compartilhar conteúdo com facilidade entre as plataformas, possibilitando colaboração, escalonamento, publicação e exportação direta para a Canva. Ainda assim, os R$35 por mês são bem mais acessíveis que os preços cada vez mais abusivos da Adobe. E se você não usa IA, ainda é de graça.
Sobre a IA generativa, tanto o Affinity quanto a Canva ressaltam que as ferramentas de IA da plataforma são “construídas com foco em privacidade e controle, garantindo que seu trabalho criativo no Affinity permaneça seguro, seja processado no próprio dispositivo do usuário e não seja utilizado para treinar recursos de IA.”

“Para todos os usuários com uma conta Canva Premium, as ferramentas de IA da Canva agora estão acessíveis diretamente dentro do Affinity, por meio do novo Canva AI Studio. Isso inclui recursos já conhecidos, como Preenchimento Generativo (Generative Fill), Expandir e Editar (Expand & Edit) e Remover Fundo (Remove Background) — funções poderosas que aceleram tarefas repetitivas, mantendo os designers em controle total de cada detalhe”, afirma a Affinity.
Enquanto as empresas vão brigando a gente vai aproveitando
“Hoje é apenas o começo”, promete a Affinity. “Continuaremos investindo tanto nas ferramentas de design profissional quanto na plataforma tudo-em-um da Canva, construindo um futuro em que todos possam criar no mais alto nível, sem barreiras.”
Quanto às ferramentas que faziam parte da antiga coleção de softwares, elas continuam totalmente presentes na nova versão. A empresa afirma que “tudo o que faz da Affinity uma ferramenta de precisão para profissionais criativos permanece em seu núcleo: velocidade, controle e profundidade.” A Affinity acrescenta que essas ferramentas agora estão mais rápidas, mais poderosas e, claro, reunidas em um único aplicativo unificado.
A construção da nova Affinity foi sobre um novo mecanismo de alto desempenho, garantindo que cada edição e ajuste não destrutivo aconteçam em tempo real. Dessa forma, segundo os desenvolvedores, o Affinity pode realizar edições detalhadas com zoom de até 10.000.000% e oferecer suporte a projetos com “milhares de camadas.”

Os usuários podem personalizar o espaço de trabalho e a interface do Affinity para se adequar ao seu fluxo de trabalho. Seja focado em edição de fotos ou em design, é possível combinar as ferramentas necessárias conforme a necessidade.
A Affinity afirma que “a liberdade criativa não deveria ter um custo” — e está colocando essa crença em prática. O aplicativo já está disponível gratuitamente para todos. O lançamento acontece hoje para macOS e Windows, com uma versão para iPad prevista para o próximo ano.
Curtiu o artigo? Então saca só esse outro aqui mostrando como a bolha das IAs está prestes a estourar.
Boa semana!
Daniel desligando.