Convidamos Ricardo Mendes, Motion Designer de Porto Alegre, para escrever esse artigo que contém um rápido overview sobre algumas das novidades da nova atualização do After Effects CC 2017. 

Sempre rola aquela preocupação em updates de qualquer software. Bugs, incompatibilidade, visual, performance, etc. Afinal pra que mexer em time que está vencendo? Sou um daqueles que se arriscam – ou curioso mesmo – e logo que soube, tasquei o update pra ver o que tava rolando. Sem mais delongas, vamos lá!

Lumetri Scopes

Já vou começar com a grande surpresa: o Lumetri Scopes. Quem trabalha com composição, e, principalmente, correção de cor sabe do que estou falando. Muito útil também para acompanharmos o equilíbrio das cores no motion e animação.

 Workspaces

A segunda coisa nos bateu diretamente no queixo e sem dó. Sumiram todas as workspaces personalizadas. Sabe aquela organização bonita e limpa ou aquela que parece um controle de vôo que você demorou um tempão pra fazer. Se foram! Particularmente eu não me importei muito com isso, pois estou sempre mudando e acabo sempre escolhendo o mais simples. Em 2 minutos estava com minhas ferramentas no lugar. 

Scripts and serials

Com o sumiço das workspaces, muita gente se assustou com a possibilidade do AE ter resetados tudo, inclusive nossas licenças de scripts e plugins. Está tudo bem gente. Tudo no lugar! Isso seria realmente muito chato. Imagina colocar tudo de novo?

 Camera-Shake Deblur

 

Não tive a oportunidade de testar, mas isso parece ser muito útil pra galera do vídeo resgatando imagens blurizadas” por tremidas na câmera.

FPS no alto

No site da adobe diz que agora temos suporte a taxas de quadros até 999fps. Não vejo grande utilidade nisso, a não ser para o suporte de imagens gravadas para slow motion que precisam ser renderizadas em altos frame rates. 

 Organização de efeitos simplificada

Isso aqui é puro ouro! Sabe aquele Displacement map com o source em uma pre-comp com um Fractal noise? Não precisa mais pre-compor! E isso funciona na maioria dos casos em que era preciso fazer a preComp pro efeito ou máscara funcionar. Ainda preciso testar muito isso.

Essential Graphics

Isso é muito novo e confesso estar perdido ainda. É, basicamente, um centralizador de controladores de efeitos com a possibilidade de criar de modelos editáveis de animação. Esses podem editados no Premiere, ou seja, com isso não precisa entrar no After pra editar aquele lettering. Você cria o modelo de animação, manda para a nuvem e o editor pode editar o texto diretamente na montagem. Também achei muito útil pra centralizar efeitos específicos em uma única aba. Esse aqui daria um post só para ele!

UI arredondado e a solução

 

Muita gente achou horrível o visual arredondado de alguns ícones e caixas. Olha o Duik:
 
Esse lance já vinha sendo aplicado pela Adobe aos poucos, mas nessa atualização veio com tudo. No twitter foi compartilhada uma solução rápida, sacada do pessoal da Mamoworld:

Como o próprio pessoal da Mamo diz: isso é uma saída contornada, mas não limpa, pois é preciso mudar sempre que aparecer. Só a adobe pode mudar isso e você pode fazer o feature request aqui.


Por enquanto, não relatei bugs. Um dia é muito pouco para aparecerem os problemas de verdade. Senti o render um pouco travado na hora de começar o que assustou parecendo que havia travado. Por enquanto foi isso! Rolou essa animação durante o teste:

 

Ricardo Mendes, animador.
www.abissal.tv
FONTE – Adobe | Mamoworld | Twitter

Comentários

comments