O Moho – antigo Anime Studio -, possui ótimas maneiras de editar keyframes, sendo amigável a artistas e animadores. Ele apresenta um jeito simplificado que foca no que é importante: keyframes e timeline. Se você quer se aventurar no Moho para animação de personagens e etc., eis um breve comparativo sobre como editar keyframes pode diferir entre After Effects e Moho.
Timeline do After Effects
Um dos grandes pontos contra o After Effects é que o painel de composição tenta abarcar muitas coisas. Temos layer stack, editor de propriedades, timeline, graph editor e outras coisas postas num só lugar. O problema é que o AE mudou de sua forma original de software de composição e visual effects, para uma ferramenta de Motion Design e animação que é amplamente usada hoje em dia.
O problema de animar no AE
O problema é que o After Effects exige que animadores trabalhem como se estivessem numa suíte de edição. Se você está acostumado com o AE, sabe que rapidamente uma centena de layers cobrem a tela, dificultando o workflow e a manipulação de keyframes.
O workflow amigável do Moho
Muitos aplicativos lidam com animação de maneira mais clara, eficiente e limpa do que o After Effects. É sempre bom observar outros softwares e notar suas melhorias nesses níveis. A timeline do Moho é simples em termos de uso e experiência.
Moho vs After Effects
O animador Jared Hundley fez um rápido comparativo entre Moho e AE, sobre o workflow de edição de keyframes. A arte de criar keyframes é essencialmente universal, mas o ato de editar esses keyframes difere um pouco entre os softwares.
O Moho preenche sua timeline com informações daquilo que é selecionado. Essa é a forma que a maioria das aplicações lida com animação. Se você quer alternar para os keyframes de um braço, basta seleciona-lo. A timeline mostrará de imediato os keyframes relativos a ele.
Esconder vs Revelar
O After Effects esconde um monte de informações, não fornecendo um overview – por assim dizer -, desses keyframes. Quando animamos pontos individuais de um path, o After Effects não mostra qual ponto corresponde a qual keyframe.
Vale a pena experimentar o Moho
Parece que o Moho é um software mais inteligente ao lidar com workflow de animação. A própria empresa responsável pelo Moho – a SmithMicro -, diz que ele foi criado com foco em fluxo de trabalho.
O Moho ainda não tem uma versão free trial de 30 dias, mas enquanto isso pode-se ao menos vislumbrar as vantagens de se usa-lo.
Fonte: Lesterbanks