O estado atual da animação russa – Suzdalfest

Nos dias 15 a 20 de março ocorreu o festival russo de animação, o Suzdalfest. Ele acontece anualmente e ano passado foi realizado logo após a Rússia invadir a Ucrânia, neste meio tempo ficou ainda mais incerto o rumo da animação russa. Houve até uma manifestação dos animadores condenando a guerra.

As produções estão cada vez mais se distanciando de festivais ao redor do mundo, por conseguinte começaram a competir com projetos do próprio país. As empresas ocidentais abandonaram a transmissão russa, a TV e os mercados teatrais.

Consequentemente, o evento também foi afetado devido aos acontecimentos atuais. Muitos filmes foram representados em palco por seus produtores, pois seus realizadores e por vezes até mesmo equipes criativas inteiras deixaram o país.

Além disso, houveram algumas críticas ao conservadorismo dos júris. A princípio, o historiador de animação Pavel Shvedov fez duras críticas às escolhas das animações – que ficaram no clássico folclórico, bucólico, melodramático – e passaram por cima de trabalhos mais artísticos ou tematicamente ousados. Shvedov recomendou que houvesse mais atenção à sondagem dos profissionais de animação do festival.

Premiações e destaques

O Grande Prêmio vencedor foi para a diretora Anastasiya Jakulina, em sua animação Bright Souls. “Uma quieta história de amor, docemente ilustrada que se passa em noites quentes de Verão no campo”.

O Prêmio Especial foi pro Summer Night Music, feito pelo diretor de animação Alexander Vasiliev. Uma animação cativante, misteriosa e estilosa.

Soyuzmultfilm – o antigo principal estúdio de animação da União Soviética – tinha uma lineup muito diversa, mostrando que continua sendo muito importante para o centro de animação de avtorskaya (termo que se refere aos projetos de animação mais pessoal e artístico).

Omichka de Liza Skvortsova foi um destaque, uma adaptação de notícias estranhas de ficção, transformada numa brilhante série de vinhetas animadas.

Sunflower de Natalya Chernysheva, venceu um prêmio. Conta a história de um girassol que prefere olhar em direções diferentes em horários diferentes. Possui uma paleta de cor mais reduzida, assim como uma atmosfera mais contemplativa e um pouco assustadora.

Por outro lado, Millions of Scarlet Roses (Soyuzmultfilm), dirigido por Galina Golubeva, é uma animação mais ousada — uma peça inventiva, densamente trabalhada e lírica de stop-motion.

Sem dúvidas 2022 foi uma reviravolta pra animação russa, mas depois de um ano é ainda difícil de dizer aonde as coisas vão parar.

Texto adaptado e traduzido. Fonte: Animation Obsessive.

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