Fazer um “curta” (ou seja, alguns momentos de animação, em oposição a um episódio completo ou um longa-metragem), é muitas vezes o caminho padrão que os animadores tomam quando querem criar seu próprio projeto, mas não têm fundos ou canais de distribuição para fazerem seus sonhos se tornarem realidade.
Viabilidade
Fazer um curta tem alguns benefícios. Por exemplo, produzir apenas alguns minutos de animação é algo que a maioria dos animadores pode fazer sem um grande orçamento. Além disso, muitos animadores produzem curtas sem qualquer capital externo – financiados apenas com seu sangue, suor e lágrimas. Se eles escolherem trazer outras pessoas a bordo, no entanto, um acordo de trabalho por propriedade parcial do projeto pode, às vezes, ser organizado para ajudar a manter os custos no mínimo e potencialmente recompensar todos no futuro.
Controle total
O conceito de produzir um curta-metragem também permite que o animador comande as cenas. Mesmo sem experiência de direção, se você se esforçar para produzir um curta por seus próprios meios, muito provavelmente terá o desejo e os recursos para controlar todos os aspectos da produção. Desde a criação até a técnica, cada etapa, cada faceta da produção está completamente sob seu controle. A possibilidade de ter sua visão pessoal realizada costuma ser motivação mais do que suficiente para muitos animadores mergulharem de cabeça na briga de fazer tudo sozinho.
Melhor qualidade
Como o tempo de execução de seu projeto será muito distante de um longa-metragem, você poderá concentrar seus esforços e dobrar a qualidade. Lembre-se de que o escopo geral de um projeto é multiplicado pelo tempo de execução, portanto, aproveite as vantagens de segurar as rédeas de um projeto mais curto, onde você terá a oportunidade de enfiar cada grama de qualidade em cada segundo.
Experiência inestimável
Produzir um curta também permite que você estabeleça seus canais de produção, o que é inestimável se levar a algo maior. Você terá conhecimento em primeira mão de cada etapa de pré-produção, produção e pós-produção necessária para iniciar e concluir um projeto de alta qualidade. Mesmo que seu curta acabe sendo uma propriedade autônoma que não atrai a atenção dos investidores, você terá adquirido uma experiência inestimável sobre todo o processo de animação que é literalmente impossível de aprender de outra forma.
Além disso, produzir um curta dá a você uma pequena amostra de como seria produzir uma produção completa. Se você for capaz de fazer acontecer no estilo de guerrilha em um cenário de orçamento baixo / sem orçamento, produzir animação de alto nível com fundos reais parecerá muito fácil.
Passe VIP
Depois de ter seu curta em mãos, há um número incontável de festivais de cinema em todo o mundo onde você pode comparar seu trabalho com outros. Mas lembre-se, a menos que você chegue a um dos 10 maiores festivais de cinema de animação do mundo (por exemplo, Annecy, Ottawa, Cannes, Sundance, Stuttgart, Anima Mundi, Hiroshima, etc.), suas chances de ser descoberto por um estúdio de cinema legítimo ou distribuidor é reduzido a nenhum. No entanto, se você gosta da cultura do festival de cinema e adora ficar ao lado de seus colegas animadores e cineastas, seu curta pode servir como uma chave para entrar neste reino.
Os frutos do seu trabalho
Por último, ver um resumo até a conclusão dá a você um produto acabado. Se for bom o suficiente e tiver um público-alvo grande o suficiente, você poderá até mesmo monetizá-lo em sua forma atual. Seu curta finalizado também pode servir como um banner em seu currículo. Com expectativas mais altas do que nunca, ter uma animação elegante, de alta qualidade, totalmente produzida e completa pode separá-lo da multidão
Além disso, ocasionalmente, curtas-metragens têm sido usados com sucesso para interessar investidores, estúdios de cinema ou distribuidores em vários níveis. Esse interesse, se bem aproveitado, pode se transformar em um acordo de coprodução, um acordo de distribuição ou até mesmo em financiamento para produzir mais trabalhos sob sua direção. E que recompensa maior existe do que alguém elogiar o seu trabalho e ajudá-lo financeiramente a criar mais?
Resumindo, produzir um curta pode ser um exercício de coragem e criatividade onde você ganhará uma experiência de produção inestimável e terminará com uma grande peça de portfólio que pode ser um trampolim para coisas maiores.
Este artigo é uma tradução livre do original Autonomous Animator: The Upside of Producing an Animated Short, escrito por Martin Grebing, presidente do Funnybone Animation Studios. Ele pode ser contatado em funnyboneanimation.com.
Fonte: Animation Magazine – Autonomous Animator: The Upside of Producing an Animated Short