Animadores de personagens em breve poderão criar keyframes para um robô de verdade! Confira este robozinho, que é uma mistura de Wall-E com passarinho, e usou uma arquitetura de IA para aprender a andar. Os movimentos são muito realistas e cativantes, então não é surpresa que justo a Disney o tenha construído.
Os experimentos com o robô da Disney Research
Durante a Conferência Internacional sobre Robôs Inteligentes e Sistemas (IROS) de 2023, a Disney Research apresentou um adorável robô que lembra um dodô e o Wall-E ao mesmo tempo. Ele pode piar como um pássaro, conquistar os corações dos espectadores na pista de dança e, o mais importante, se locomover em terrenos acidentados e irregulares.
Pelo vídeo acima, você pode notar que o robô é guiado por uma pessoa com um controlador. Embora não esteja claro como funciona exatamente, o dispositivo fornece comandos pré-programados ao pequeno rapaz, permitindo que ele se mova, acene ou balance a cabeça, dobre as pernas e faça barulhos.
De acordo com as pessoas que participaram da apresentação, o projeto levou apenas um ano, incluindo o design e o ensino do robô a andar.
Visões do futuro
Além disso, ainda há mais por vir, como sugere o mais recente artigo da Disney Research chamado “Transformer-based Neural Augmentation of Robot Simulation Representations.” Neste artigo, a equipe propõe “aumentar representações comuns de simulações com uma arquitetura inspirada em transformadores, treinando uma rede para prever o estado real dos blocos de construção de robôs com base em seu estado de simulação”. Isso tem como objetivo tornar os movimentos dos robôs o mais próximo possível da vida real.
Talvez vejamos no futuro um robô ainda mais cativante da empresa, afinal, esta criatura parecida com um pássaro não é a primeira da Disney.
Para saber mais sobre o que a equipe está trabalhando, você pode conferir aqui. Além disso, se quiser se manter no clima de robôs, animação e IA, saca este artigo aqui.
Bebam água, estudem e sejam criativos.
Daniel desligando.
Fonte: 80.lv