Arco: o novo fenômeno da animação francesa

Arco ganhou grande destaque após vencer o prêmio Annecy, neste ano. Com distribuição da Neon, o filme é apontado como um dos fortes concorrentes ao Oscar de Melhor Animação.

A narrativa e seu visual

Arco mistura ficção científica com uma história que gira em torno da conexão entre crianças.

O protagonista é o caçula de uma família de um futuro distante, que ao brincar com uma tecnologia de viagem no tempo, acaba caindo direto em 2075. Lá, ele conhece Iris, uma garotinha de 10 anos super simpática, que decide ajudá-lo a voltar para casa.

O visual do filme chama bastante atenção, com cores vibrantes, e uma atmosfera otimista, que acaba se refletindo até no traje arco-íris do protagonista.

O seu estilo super detalhado já foi comparado ao universo de Ghibli e também de Mœbius. Inclusive, dá pra perceber várias referências a outros filmes clássicos, como Peter Pan e E.T

Uma produção de peso

Esse é o primeiro longa de Ugo Bienvenu, mas sua trajetória artística já impressiona. Bienvenu se formou em algumas das escolas de animação mais prestigiadas do mundo. Entre elas a Estienne, Gobelins Paris, CalArts em Los Angeles e École des Arts Décoratifs de Paris.

Ele também já dirigiu alguns curtas, videoclipes, quadrinhos e até uma minissérie para a Marvel e Disney (Homem Formiga).

Ele e Félix de Givry produziram o longa pela produtora Remembers, em parceria com Natalie Portman e Sophie Mas, da mountainA. Curiosamente, este é o primeiro projeto animado da MountainA desde a sua fundação, em 2021, que já começa com o pé esquerdo com essa animação.


A animação exibida no Festival de Cannes e terá estreia nos cinemas americanos em 14 de novembro de 2025. Vamos torcer para que também chegue aos catálogos de streaming! Por enquanto podem acompanhar pelo instagram do filme.

Comentários

comments