Com um misto de animações recentes e outras clássicas, segue a lista de animações indicadas pela staff do Layer pra começar o ano com a inspiração nas alturas.
Greici – Samurai de Olhos Azuis
A animação franco-americana criada pelo casal Amber Noizumi e Michael Green conta a história de Mizu e sua busca por vingança. Parecendo uma pintura em movimento, a série foi animada pelo estúdio francês Blue Spirit e o design de personagens foi inspirado em bonecos bunraku. É possível também notar uma forte inspiração nos filmes de Akira Kurosawa
A série está disponível na Netflix e estão previstas pelo menos mais 3 temporadas e um possível spin-off.
Dan – Animatrix
Essa famosa série é um clássico não só de animação como de ficção científica. Cada episódio conta uma história que antecede a trilogia de filmes, a guerra contra as máquinas, a queda da espécie humana e a criação da Matrix. Dentre todos os curtas, um dos mais incríveis é World Record, onde um atleta se esforça tanto para vencer uma corrida que acaba quebrando a ilusão da Matrix. A animação tem um design que lembra demais os animes de ficção científica dos anos 80 e vale a pena demais dar uma olhada.
A série pode ser alugada no Amazon Prime, mas você também encontra todos os episódios dispersos no youtube.
Ester – Scavengers
Scavengers é um curta de ficção científica criado por Joe Bennett e Charles Huettner. É difícil entender do que se trata sem assistir, mas a animação acompanha um casal realizando inúmeras tarefas cronometradas em um planeta alienígena. Não há qualquer explicação da importância de cada passo, mas é interessante observar a jornada até o objetivo final.
Esse curta deu origem a uma série chamada Scavengers Reign, disponível na HBO Max, disponível desde outubro do ano passado. Caso queira saber mais sobre as ideias por trás do projeto, esse artigo explica com detalhes.
Bee – Tartarugas Ninjas: Caos Mutante
Depois de vários filmes de pouco sucesso, essa nova animação das tartarugas mais amadas da TV acertou em cheio surfando a onda dos estilos de animação de Aranhaverso e Arcane. Não é absurdamente inovadora, mas bem executada e vale a pena dar aquela conferida. A série está disponível no Amazon Prime.
Emiri – Scott Pilgrim: A Série
A série de quadrinhos canadense que virou um ótimo filme e agora deu origem a uma série bem divertida. A história ainda é a mesma, mas com muito mais possibilidades que não estão disponíveis nem no formato de quadrinhos ou live action. A gente já lançou um artigo bem legal sobre a série que você pode conferir aqui. Caso queira assistir, a animação está disponível no Netflix.
Destropier – Mobile Suit Gundam
Mobile Suit Gundam ou só Gundam para os mais íntimos é provavelmente o anime do gênero mecha mais conhecido do mundo. Na sua época o anime inovou por trazer uma perspectiva mais realista dos robôs como armas de combate. A franquia tem mais de 30 séries, OVAs e filmes e, caso você seja fã do gênero, vale muito a pena assistir. A série está disponível no Crunchyroll.
Jéssica – Fuga das Galinhas 2
Esse vale muito pela nostalgia. O primeiro filme foi um enorme sucesso de bilheteria, mas por problemas de produção o segundo filme demorou bastante pra sair do papel. Na continuação nós ainda acompanhamos o casal do primeiro filme, vivendo em uma fazenda bem mais tranquila dessa vez. Contudo a sua filha acaba fugindo e indo parar em uma fábrica de nuggets. A animação está disponível na Netflix.
Para fechar as indicações de animações pra começar o ano bastante inspirado, eu deixo como sugestão um anime que ainda não estreou no Brasil, mas finalmente tem data de estreia: The Boy and the Heron. A suposta última animação de Miyazaki tem deixado os críticos perplexos e tenho certeza que será uma obra prima, mas talvez não para todos os gostos. Ainda assim, não tem nada que o velho faça que não seja um primor de técnica e qualidade.
Boa semana!
Daniel desligando.