Attack on Titan e os Keyframes absurdos de Arifumi Imai

Com a notícia na última CCXP de que teremos mais um filme do aclamado anime Attack on Titan, resolvi trazer pra vocês uma pérola entre várias cenas absurdas desse anime fantástico. A famosa cena do Levi fugindo no telhado, animada pelo incrível Arifumi Imai.

Alerta de Spoiler (mas nem tanto)

Caso ainda não tenha assistido o anime, a cena é bem curtinha e não é um grande spoiler em si, mas como é uma das melhores cenas de ação do programa, fica aqui o aviso.

Attack on Titan, uma obra prima da animação

Além de ter um história incrível e com um dos maiores plot twist do mundo dos animes, a qualidade da animação da obra é impecável. 

Keyframe de Levi desenhado a mão.

O anime acompanha o jovem Eren Jager, que vive em uma cidade cercada por 3 muralhas gigantescas, que servem de proteção contra monstros humanoides chamados titãs. O anime tem 4 temporadas recheadas de drama, surpresas e cenas de animação inesquecíveis.

Arifumi Imai, o gênio das cenas de ação

Arifumi Imai nasceu em 1982, na cidade de Gunma. Ele se formou na Musashino Art University. Arifumi ingressou na indústria de anime pelo estúdio Production I.G, e depois de passar algum tempo no WIT Studio, se tornou um freelancer, embora ainda participe regularmente das animações do WIT.

Seus keyframes para Guilty Crown e Sengoku Basara foram os primeiros a se destacar. Quando ele se mudou para o WIT, seu primeiro trabalho foi como diretor de animação de ação para Attack on Titan, onde seu trabalho se destacou como o mais consistente e emocionante do anime.

A animação de Imai é altamente detalhada. Ele move personagens em arcos exagerados de movimento. Seus efeitos especiais são brilhantes, chamativos e de cor neon. Às vezes, são tão extremas que ele transforma personagens e objetos em formas abstratas.

No anime ele ficou responsável principalmente pelas cenas de ação envolvendo o personagem Levi. Pra ter noção o cara chegou a fazer um curso de paraquedismo para entender a sensação de utilizar o equipamento de locomoção 3D usado pelos personagens do anime.

Kenny!

Umas das cenas icônicas feitas por Imai é a fuga de Levi ao ser emboscado por Kenny. Imai foi o animador principal da cena, o que quer dizer que ele desenhou os keyframes principais. Em animação tradicional (frame a frame) você tem as poses principais que configuram uma cena. 

Por exemplo, se você for fazer um personagem se sentando em uma cadeira, os keyframes principais seriam o personagem em pé, curvado para sentar e sentado. Os keyframes principais são geralmente os momentos mais difíceis de desenhar e que vão definir o movimento da cena. Após isso, outros animadores ficam responsáveis por fazer os in betweens, que são todos os frames entre os keyframes principais. 

No vídeo você consegue ver não só os keyframes principais, mas também uma comparação com a animação final. O legal é que mesmo só com alguns keyframes você consegue acompanhar todo o movimento do personagem (por isso eles são chamados de principais).

Curtiu o post? Então saca só essa animação do James Lake utilizando papelão nesse post aqui.

Boa semana!

Daniel desligando.

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