A Autodesk lançou o Maya 2019, a versão mais recente de seu software de animação 3D, modelagem, simulação e render. A atualização se concentra principalmente no fluxo de trabalho e no desempenho da animação, sendo quase tudo baseado diretamente no feedback dos usuários.
Com atualizações significativas para ajudar os artistas a alcançarem sua visão criativa em um ambiente de trabalho mais rápido, interativo e visualmente atraente, o Maya 2019 continua a perseguir o objetivo final de qualquer software de animação: atender aos principais desafios que os artistas enfrentam ao longo da produção.
Computadores mais rápidos permitem fluxos de trabalho mais rápidos, como a Autodesk demonstrou na CES 2019, onde se uniu à Nvidia para mostrar os recursos de ray-tracing das novas placas gráficas GeForce RTX usadas nos laptops Max-Q. Na CES, as duas empresas demonstraram como os laptops GeForce RTX 2080 ajudam os usuários do Maya e do 3ds Max a ajustar suas animações mais rapidamente, graças ao próximo processador Arnold acelerado por RTX.
Trabalhando para melhorar o workflow
Com a nova versão do Maya, o objetivo de ir mais rápido é alcançado – por enquanto! – o programa proporciona a reprodução de animação mais rápida para reduzir a necessidade de playblasts, previews 3D de alta qualidade com atualizações do Autodesk Arnold no viewport 2.0, integração aprimorada da pipeline com suporte a um ambiente de desenvolvimento mais flexível e melhorias de desempenho que a maioria dos artistas Maya perceberá em seu trabalho diário .
“Quanto mais você puder fazer a tecnologia se comportar e sair do caminho dos artistas, mais eles poderão manter fluido o processo de pensamento. Com a Reprodução em Cache, os animadores podem iterar mais, e eles amam totalmente isso.” Diz Christopher Moore, Technical Program Manager da Blue Sky Studios. Hank Driskill, diretor de tecnologia da Blue Sky Studios acrescenta que “Estamos fazendo isso para que possamos definir ainda mais a qualidade da arte que podemos produzir”.
Um ambiente mais responsivo
“Os novos recursos do Maya 2019 proporcionam aos artistas um ambiente de trabalho mais ágil para que eles se sintam mais engajados criativamente e possam interagir mais rapidamente para produzir melhor qualidade. A reprodução em cache vai reduzir a necessidade de playblasts por animadores, e as atualizações de Arnold eliminam as conjecturas da equação, tornando as visualizações da janela de visão mais próximas da render final de Arnold.” Diz Chris Vienneau, diretor de Media & Entertainment Products da Autodesk.
Aqui estão os principais novos recursos do Maya 2019:
- Animação mais rápida: a nova reprodução em cache aumenta a velocidade de reprodução da animação na viewport 2.0, oferecendo aos animadores um ambiente de animação mais interativo e responsivo para produzir animações de melhor qualidade. Isso ajuda a reduzir a necessidade de produzir playblasts que consomem tempo para avaliar o trabalho de animação, para que os animadores possam trabalhar mais rápido.
- Previews de maior qualidade mais próximos dos renders finais: As atualizações de Arnold melhoram as visualizações em tempo real no viewport 2.0, permitindo que os artistas visualizem resultados de maior qualidade que estão mais próximos do resultado final de Arnold para melhor criatividade e menos desperdício de tempo.
- Maya mais rápido: Novas atualizações de desempenho e estabilidade ajudam a melhorar a produtividade diária em diversas áreas que a maioria dos artistas notará em seu trabalho diário.
- Refinando Dados de Animação: Novos filtros dentro do editor gráfico facilitam o trabalho com dados de captura de movimento, incluindo o filtro Butterworth e o redutor de chave para ajudar a refinar as curvas de animação.
- Melhorias no Rigging: Novas atualizações ajudam a facilitar o trabalho de Riggers e animadores de personagens, incluindo a habilidade de esconder conjuntos do delineador para agilizar cenas, melhorias na ferramenta bake deformer e novos métodos para salvar pesos de deformação para criar mais facilmente scripts.
- Aprimoramentos na integração da pipeline: As atualizações do ambiente de desenvolvimento facilitam a criação, personalização e integração de pipelines e desenvolvedores de ferramentas em pipelines de produção.
- Ajuda para animadores em treinamento: experimente personagens manipulados e animados, bem como amostras de captura de movimento, para que os alunos aprendam mais facilmente e iniciem rapidamente a animação.
O Maya 2019 está disponível hoje como assinatura autônoma ou com uma coleção de ferramentas criativas end-to-end dentro da Autodesk Media & Entertainment Collection.
Imagem de capa: Autodesk
FONTE: ProVideoCoalition