O Blender disponibilizou publicamente o BlenderMCP. Essa ferramenta une o Claude AI (inteligência artificial da Anthropic) ao Blender, permitindo que a IA tenha acesso significativo às ferramentas do programa.
Tá, mas o que é o Claude.AI?
O Claude AI é o chatbot de Inteligência Artificial da Anthropic. A ferramenta se destaca pela capacidade de raciocínio avançado, geração de textos e imagens, criação de sites, análise de documentos extensos e desenvolvimento de percepções complexas. A linha de modelos oferece três versões:
- Claude Sonnet, que equilibra desempenho e velocidade;
- Claude Opus, o mais poderoso, indicado para análises complexas, matemática e codificação;
- Claude Haiku, a opção mais rápida, voltada para tarefas leves e ágeis.
O Claude AIé um competidor direto do chatGPT, mas com um foco maior em programação e desenvolvimento de software. Dessa forma, ele é muito mais fácil de ser integrado com outros programas, como o Blender.
Ok, mas o que é o BlenderMCP?

Ok, antes de mais nada, talvez a conversa fique um pouco técnica, mas vou tentar explicar da forma mais simples possível. MCP é a sigla para Model Context Protocol. O Model Context Protocol (MCP) é um padrão aberto de código criado pela própria Anthropic para permitir que sistemas de IA se comuniquem de forma unificada com fontes de dados, ferramentas e serviços externos. Ele funciona como um “tradutor universal” ou uma porta “USB para IA”, definindo um protocolo de comunicação para que aplicações de IA possam acessar e usar informações de diversos sistemas, como repositórios GitHub, plataformas Slack ou serviços AWS, de maneira padronizada e segura, sem a necessidade de integrações personalizadas para cada ferramenta.
Dessa forma, o BlenderMCP permite que o Claude AI utilize as ferramentas do programa de forma iterativa, preservando melhor o histórico e o contexto da tarefa em andamento.
Na prática, utilizando a ferramenta você pode gerar modelos e cenas acessando bibliotecas públicas de 3D ou gerar cenas customizáveis a partir de referências 2D. Basicamente uma modelagem 3D gerada por prompts.
Modelagem 3D por IA na prática
Eu vou deixar três vídeos curtinhos que mostram a ferramenta sendo utilizada na prática.
- Cena de praia criada usando assets de uma biblioteca pública de 3D.
- Cena criada do zero a partir de uma imagem de referência (“low-poly cabin in the woods”).
- Transformação dessa mesma cena em um ambiente 3D navegável em qualquer navegador web.
Curtiu o BlenderMCP? Neste artigo aqui você pode acompanhar como a IA não acerta sempre e os humanos precisam ir lá e consertar a burrada.
Boa semana!
Daniel desligando.
Fonte: Hackaday