A comunidade de animação russa e ucraniana divulgou uma declaração coletiva condenando a incursão militar da Rússia na Ucrânia.
A carta foi assinada por mais de 700, diretores, animadores, produtores e outros profissionais de produção, além de críticos, historiadores, programadores de festivais e outras pessoas ligadas à comunidade.
Os signatários incluem Andrey Khrzhanovsky, Yuri Norstein, Konstantin Bronzit, Elena Chernova, Mikhail Aldashin, Irina Rubina, Igor Kovaylov e Svetlana Filippova. A lista de nomes pode ser encontrada aqui.
Aqui está a declaração completa, traduzida do russo:
Estamos convencidos de que a guerra não traz nada além de morte, dor e destruição. E nada pode justificar isso. A comunidade de animação de cineastas de animação ucranianos e russos é unida e inseparável; temos trabalhado juntos, assistindo os filmes um do outro por muitos anos. A arte da animação também é uma arte que ajuda as pessoas a se sentirem humanas. Não matar, não destruir. Para unir.
E hoje nossos filhos, nossos irmãos são enviados para matar aqueles com quem brincaram recentemente no mesmo quintal e assistiram aos mesmos desenhos, sem distinguir se são russos ou ucranianos.
A animação e a arte em geral sempre estiveram imbuídas de espírito antiguerra. Acreditamos que as atuais ações militares são direcionadas não apenas aos nossos amigos e colegas ucranianos, mas contra todas as pessoas, a humanidade como um todo.
Somos contra a guerra. Queremos que as palavras sobre o povo fraterno não se transformem em um pesadelo sangrento.
Não há justificativa para bombardear e matar!
Imagem de capa: “We Can’t Live Without Cosmos”, o curta indicado ao Oscar do diretor russo Konstantin Bronzit, que assinou o comunicado.