A Epic Games introduziu o suporte nativo ao Cinema 4D na última versão do Unreal Engine (4.23). A integração com o Cinema 4D é ativada através do plugin Datasmith, atualmente um recurso do Unreal Studio Beta gratuito.
O Unreal Engine é o conjunto líder de mercado de ferramentas de desenvolvimento usadas para criar alguns dos jogos mais adorados do mundo, incluindo o Fortnite, e é popular entre muitos na comunidade do Cinema 4D. A capacidade de trazer recursos do Cinema 4D diretamente para o Unreal Engine e fazer uma rápida iteração oferece uma experiência de criação de conteúdo mais simples para animação em tempo real e motion graphics de trailers de jogos para pré-renderização em broadcast, para AR imersivo e VR.
Os benefícios do novo nível de integração permitem a importação de arquivos .c4d diretamente para o Unreal Engine, com suporte para hierarquias de cena, geometria, materiais, luzes, câmeras e baked. O comando ‘save for Cineware’ no Cinema 4D permite que os usuários criem facilmente motion graphics processuais diretamente nas cenas em tempo real através do editor cinematográfico Unreal Engine Sequencer.
Jonathan Winbush demonstra o novo recurso do Datasmith que importa arquivos C4D nativamente no Unreal Engine.
O estúdio de animação e motion graphics Capacity vem testando a nova integração em projetos para a NFL e, mais recentemente, um retrô dos anos 80 “Rocket League – Radical Summer“, Trailer para Psyonix. “O trailer Radical Summer para Rocket League foi muito amplo e trabalhar na Unreal realmente aliviou a pressão. “Ser capaz de trazer nossos assets do Cinema 4D diretamente para o Unreal e iterar rapidamente para acomodar as solicitações de mudança do cliente sem ser restringido por um pipeline de renderização é enorme”, disse Pilar Gut-Rod, produtora do estúdio da Capacity. “A interação entre o Cinema 4D e o Unreal Engine é uma dádiva de Deus para empresas como a nossa que trabalham com motion graphics e trailers de jogos.”
“Estamos entusiasmados com a Epic Games está introduzindo suporte nativo para o Cinema 4D na última versão do Unreal Engine”, disse David McGavran, CEO da Maxon. “O novo plugin Datasmith promete oferecer uma experiência de criação de conteúdo mais transparente e flexibilidade criativa para atender às demandas de criação de conteúdo interativo em tempo real e de alta qualidade.”
Detalhes adicionais sobre o suporte do Unreal Engine para o Cinema 4D estão disponíveis no blog do Unreal Engine e no fórum do Unreal Studio 4.23.
Fonte: Maxon – CINEMA 4D NOW SUPPORTED NATIVELY IN UNREAL ENGINE