Quem nunca começou um projeto autoral, desistiu e engavetou por no meio do processo encontrar dificuldades e sentir bloqueios pois não via a coisa andar?! Isso acontece principalmente quando começamos a estudar animação e queremos dar passos maiores que a perna.
Eu me vi várias vezes nessa situação, tendo inúmeras ideias para projetos pessoais mas que na hora da execução não saíam como eu queria, às vezes eu desistia na parte do design mesmo, e tentando analisar o porquê disso, percebi que queria fazer coisas além do que o meu conhecimento no momento me permitia.
Quando estamos começando a estudar Motion Design, temos a gana de fazer tudo quando deveríamos mirar o nosso foco em aprender a animar, em conhecer o(s) software(s) em que trabalharemos e descobrir até onde ele pode nos levar nas possibilidades; engana-se quem acha que está errado(a) em baixar vetores da internet para compor uma cena e treinar animação, você está na verdade otimizando o seu tempo e direcionando para algo com maior importância naquele momento. Lembre-se, não será em todo job que você fará o trabalho do zero, em muitas situações recebemos a arte pronta para dar vida a ela com os keyframes.
A questão é que jamais devemos nos comparar a outros artistas -que na maior parte dos casos, quando ocorre essa comparação, o artista em questão está na área há muito mais tempo que nós-, ou achar que não somos capazes. Devemos trabalhar as nossas limitações e deficiências de forma gradual, ser menos exigentes conosco porém não deixar que isso nos torne preguiçosos.
Aprender Motion Design é como aprender a correr de forma esportiva, a cada nova tentativa você vai um pouco mais longe. Comece pelo pequeno, crie projetos pessoais curtos, gifs e animações de até 5 segundos e aos poucos vá se desafiando; aumente esse tempo, alimente a sua criatividade a partir de referências, arrisque e tente criar seus próprios layouts. Tenha consciência de que o aprendizado é gradual e que desde o início temos de saber reconhecer que hoje sabemos mais que ontem, e ainda mais que na semana passada, assim vamos aumentando nosso know-how.
É assim que descobrimos do que mais gostamos, testando coisas diferentes… E quando estamos começando na área é a hora que estamos em melhor posição para testar, conhecer e nos descobrir dentro desse mundo, 2d, frame a frame, 3d, as opções são inúmeras, mas é nossa função primordial diariamente ter contato com os softwares, praticar, testar e conhecê-los.
Acredito que nunca nos sentiremos prontos(as) de verdade ou que sabemos o suficiente, mas tenhamos claro que atuando na área de animação estaremos estudando e aprendendo sempre… E tudo é aprendizado.
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Artes de capa e corpo do texto por Maria Eugênia Franco – @mrgnf
Um pouco sobre a artista:
Maria Eugênia é Designer Gráfica por formação e no meio do caminho descobriu sua paixão pelo Motion Design. Natural de Recife – Pernambuco, mora em Denver no Colorado – EUA, e atua hoje como ilustradora e motion designer freelancer.