Como conheci meu trabalho! Dicas para ser Contratado como Motion Designer

Quer ser contratado como MD? Veja algumas dicas para realizar seu próximo trabalho ou trabalhar em uma empresa como Motion Designer.

Encontrar trabalho pode ser estressante. Currículos, Demo Reels, entrevistas, telefonemas, gerenciamento das mídias sociais e networking. É muito para se preocupar. No entanto, com um pouco de preparação, sua busca por trabalho pode ser um processo (um pouco) suave e indolor. Embora certamente não exista uma fórmula para conseguir o emprego dos seus sonhos, há muitas coisas que você pode fazer para maximizar sua chance de conseguir um ótimo trabalho.

Separamos algumas dicas para você conseguir aquele trabalho…

1. Crie um Demo Reel poderoso

A primeira regra de conseguir um trabalho de Motion Design é fazer uma demo reel matadora. Mantenha seu Reel curto e suave. A realidade é que a maioria das pessoas que estão procurando Motion Designers estão pressionadas pelo tempo. Eles não passam mais do que alguns segundos olhando para o seu Reel, por isso, ponha seu melhor trabalho primeiro. Você quer chamar a atenção deles antes de passar para o próximo Motion Designer.

2. Mostre seu processo

Esta é uma maneira de fazer seu trabalho se destacar da multidão. Mostre não apenas o que você faz, mas como você faz. Escolha um ou dois projetos e faça uma página de estudo de caso para o seu site. O site de Mitch Meyers é um ótimo lugar para inspiração de estudo de caso. Mostre os passos que você deu para chegar ao vídeo final. Mostre seus quadros de estilo, storyboards e trabalhos detalhados. Escreva um pouco sobre o seu processo. Mostre aos seus potenciais clientes e/ou empregadores que você não acabou de fazer um bom trabalho por acidente. Mostre-lhes um processo claro, profissional e repetitivo.

Os passos de como você faz são tão relevantes como o próprio resultado

3. Compartilhe sua experiência

As pessoas são pessoas e todo mundo confia mais em alguém que conhece. Se eles não conhecem você, eles querem se sentir como alguém em quem eles confiam e conhecem. Se você estiver indo para um show, compartilhe experiências passadas semelhantes com outros clientes ou empresas, claro, tudo dentro de um bom senso.

Se eu trabalho no Cartoon Network e vejo que a Disney Channel contratou você no ano passado para um projeto, é muito provável que isso inspire confiança, mesmo que eu nunca tenha o conhecido pessoalmente. Se existir alguns clientes bem conhecidos na sua cartela, inclua-os, essa ação te trará notoriedade.

Ponha a cara no sol

4. Aprenda com críticas construtivas

Clientes e diretores criativos terão opiniões sobre o seu trabalho. Eles pedirão que você faça alterações, ajuste as coisas e ,talvez, até mude completamente as direções iniciais da sua criação. Esse tipo de crítica pode ser difícil de aceitar, mas se você quer ser o Motion Designer contratado, você precisa levá-lo com graça.

Ansiosamente, busque feedbacks e ajuste seu trabalho com alegria para combinar com a visão do cliente. Afinal, é o bebê deles, não o seu. Segue uma matéria da Exame sobre esse tópico e, apesar de ser um tópico “coaching” , é algo importantíssimo de sempre desenvolver.

Esta pessoa, não seja!

5. Seja colaborativo

Todo mundo quer trabalhar com pessoas que são fáceis de conviver. Se você quer ser contratado para estar no time, é melhor que você seja um jogador da equipe. Ninguém quer contratar o Motion Graphics que se manterá entre eles, não se comunicará com a equipe e reclamará de tudo. Não seja o negativo na sala. Seja, ou tente ser, uma pessoa feliz que está animada com o trabalho e as possibilidades do projeto. Seja aquele que está ansioso para ouvir as ideias de outras pessoas. Acredite verdadeiramente que duas ou três ou quatro cabeças são melhores que uma. Seja a pessoa com quem você quer trabalhar.

high five, sempre!

6. Aprenda sempre

No Motion Design, a mudança é constante. Alterações de software. Estilos e Fluxos de trabalho mudam. Mudanças tecnológicas. Se você quiser acompanhar essa indústria dinâmica, você precisa ser um aprendiz vitalício. Procure novos conhecimentos. Melhore suas habilidades. Tenha aulas. Faça projetos pessoais. Não sabe por onde começar? O Layer Lemonade pode dar sua contribuição, clique aqui.

7. Assuma a responsabilidade

Isso é difícil, mas esse é um dos famosos personagens que constroem coisas sobre as quais seus avós provavelmente falaram quando você era jovem demais para “entender”. Os erros acontecem. Quando eles acontecerem por sua causa, assuma a responsabilidade.

O fracasso é uma oportunidade de aprendizado. Quando algo vai mal, reserve um tempo para refletir sobre isso. O que poderia ter sido feito de forma diferente? Como poderia o fracasso ter sido evitado? O que você poderia ter feito para tornar as coisas mais fáceis para todos os envolvidos? Você pode apostar que lhe serão perguntados sobre os fracassos do passado ou desafios em quase todas as entrevistas que você já teve.

Se você já assumiu a responsabilidade e aprendeu com os erros do passado, pode mostrar aos possíveis empregadores que você pode contar para assumir responsabilidades no futuro, não importa o que surja em seu caminho.

Entenda os motivos e assuma seus erros de forma positiva.

8. Resolva problemas de forma proativa e criativa

Você sabe o que todo diretor criativo odeia? A pessoa que precisa saber o que fazer em cada passo do caminho. Você sabe esse mesmo profissional adora? Você adivinhou … um solucionador de problemas proativo. Se você vir um possível problema, tome as medidas agora para evitar ou resolver o problema. Antecipar. Tome uma atitude. Seja a pessoa com quem todos podem contar.

Entenda o passado e aceite os desafios do futuro

9. Ame o que você faz

Este é provavelmente um fácil para a maioria de nós no negócio Motion Design. Se este não for o caso para você agora, reserve um tempo para pensar sobre o motivo. Você não está amando o estilo em que você está trabalhando? Faça um projeto pessoal em um estilo que você ama. Não ama seu pacote de software 3D? Aprenda um novo e veja se ele é mais adequado.

Talvez você esteja apenas esgotado. Isso acontece com todos nós. Se for esse o caso, encontre uma maneira de recuperar o seu trilho. Vá ver um filme animado. Afaste-se da sua mesa e vá distrair-se com o que gosta. Desenhe as pessoas na cafeteria. Assista animais se locomoverem no zoológico. Seja o que for preciso, você precisa reacender o seu amor pelo jogo ou encontrar um novo jogo.

Siga essas dicas e resultados melhores virão!

Comentários

comments