Como legendar um vídeo com (quase) um clique

Como deficiente auditiva, eu defendo as legendas, pois é minha forma de viver o mundo (com mais intensidade agora na pandemia), mas sempre precisei desse auxílio visual para maior compreensão de tudo o que acontece.

Tanto que meu primeiro texto aqui no Layer a convite da Ester foi sobre a ironia de eu, uma surda, ser capaz de legendar os vídeos que produzo. Hoje em dia, o Premiere habilitou na versão 15.0 a transcrição automática de áudio, facilitando muitíssimo meu processo e até que transcreve quase direitinho, viu.

Quando vi que a versão beta estava testando essa funcionalidade, óbvio que fui correndo testar! A princípio demorava bastante tempo, ainda demora um pouco, pois eles enviam o vídeo para os servidores da Adobe e de lá fazem a transcrição automática e as primeiras tentativas vieram tão ou mais cagadas que o meu processo antigo até então, que era subir os vídeos no youtube, habilitar a legenda automática, baixar o arquivo .srt e então ajustar no Premiere de acordo com a fala da pessoa.

Mas assim que oficializaram a função e liberaram para todos nós, notei que conforme fui usando, as legendas foram ficando mais certinhas, eu nunca me acostumo vendo como o learning machine funciona na prática, é sempre algo muito interessante de se observar.

Hoje já faço a transcrição automática de áudio que dá para converter para legendas direto no Premiere e ajusto por lá mesmo, o que reduziu bastante o tempo para legendar os vídeos. Tendo em mente a importância dessa funcionalidade, fui lá pedir pessoalmente (mas virtualmente, ok?) para o nosso querido Bee Motion montar um tutorialzinho para vocês aprenderem na prática como fazer isso, que está disponível no Youtube do Layer Lemonade:

Comentários

comments