É isso, o fim de uma era, o início de uma nova. O Blender 2.0 foi anunciado na Siggraph 2000, o que significa que o salto gigante do Blender para o 3.x demorou 21 anos. O Blender veste este novo dígito como um símbolo de conquista, mais poderoso e maduro do que nunca, carregado nos ombros da Blender Foundation, milhares de contribuintes, milhares de apoiadores do Fundo de Desenvolvimento e milhões de usuários em todo o mundo.
Aqui está uma olhada nos cinco recursos principais (e mais alguns) que se destacaram nesta versão mais recente, mas é altamente recomendável verificar as notas de versão e a visão geral da versão para uma para conferir todos os novos recursos incríveis disponíveis agora ao nosso alcance!
1. Cycles X
O Cycles X é uma das maiores conquistas do Blender 3.0: A grande reescrita do renderizador de produção de path tracing de 11 anos de idade chegou ao seu lançamento e os resultados são de tirar o fôlego.
Aumento maciço de desempenho
Graças à reescrita, a renderização no Cycles é 2 a 8 vezes mais rápida em cenas do mundo real fora da caixa na GPU! Os tempos de compilação do kernel foram drasticamente reduzidos para Optix, que agora também oferece suporte a ray-tracing de hardware para baking. O suporte ao Open CL foi retirado devido a bugs de driver e ao padrão OpenCL estagnado, mas outros fornecedores de hardware imediatamente entraram no tempo de desenvolvimento para trazer de volta o suporte de renderização de GPU com suas APIs, incluindo AMDs HIP que acabou de chegar ao lançamento 3.0, com a Apple seguindo com o Metal, esperado para estar pronto para o próximo lançamento.
Essas melhorias de desempenho não são exclusivas para velocidades de renderização, com a viewport se tornando cada vez mais responsiva graças a várias melhorias.
Novas Ferramentas de sampling
Esse aumento de desempenho é acompanhado por um redesenho da interface do usuário de sampling e das configurações padrão, para refletir a sampling adaptativa aprimorada e ocupar o centro do palco como a forma preferida de usar os ciclos. Agora existem predefinições separadas para viewport e render sampling, e uma nova opção de limite de renderização baseada em tempo foi adicionada.
Uma nova configuração de Scrambling Distance foi adicionada e pode ser encontrada no painel Advanced, com esse recurso controlando a quantidade de correlação entre pixels e potencialmente aumentando o desempenho em algumas cenas.
O exemplo acima mostra o ganho potencial de desempenho, mas também destaca uma das advertências da Scrambling Distance: Quando aumentado (ou diminuído, neste caso) para valores extremos, como 0 neste teste, artefatos podem começar a aparecer, como nos ombros do personagem. Um recurso de Scrambling Distance automático ajuda a mitigar isso.
Denoising
O Denoising foi muito melhorado no OpenImageDenoise, com a biblioteca de denosising AI sendo atualizada para a versão 1.4, que inclui pré-filtragem, melhorando muito a preservação de detalhes. A redução de ruído no volume também foi melhorada graças ao ajuste do albedo auxiliar e normal passes.
Shadow Catcher
O sistema Shadow Catcher foi totalmente reescrito, e agora pode lidar totalmente com luz indireta colorida e emissão por meio da nova passagem Shadow Catcher.
William Leeson lançou recentemente um post no blog Blender Developers descrevendo o status do projeto Cycles X sete meses depois para ler mais sobre todos esses novos recursos e muito mais.
2. Geometry Nodes Fields
Geometry Nodes tem sido o assunto do momento sobre construção procedural desde que foi lançado com o Blender 2.92. Este lançamento contém um Geometry Nodesm ampliado e re-imaginado com o conceito de “Fields” na vanguarda deste redesenho. O novo sistema promete ser ao mesmo tempo mais acessível e mais flexível do que o sistema de atributos anterior (que tendia a render árvores de nodes muito lineares), e permitiu a portabilidade de nodes de textura do editor de shader, entre outras coisas.
O lançamento do 3.0 vindo logo após o nodevember significa que conseguimos ter um vislumbre do poder do novo sistema antes do lançamento, com fields sendo aproveitados para criar incríveis obras de arte procedurais. A equipe do Geometry Nodes fez um trabalho impressionante no redesenho: Mais de cem nodes já foram adicionados ao novo sistema!
Confira as notas de lançamento para uma lista extensa de todos os nós e funcionalidades adicionadas, ou a série de tutoriais de Erindale sobre o novo sistema de campos de nós de geometria abaixo:
3. Asset Browser
O tão aguardado Asset Browser faz sua estreia oficial com o Blender 3.0! Anteriormente oculto sob uma tag experimental no Blender 2.93, o novo editor chega aos holofotes com esta última versão, oferecendo a capacidade de criar, gerenciar e usar assets armazenados localmente, incluindo materiais, ambientes, objetos e muito mais.
O novo Asset Browser também foi estendido para um novo sistema de biblioteca de poses, tornando-o acessível e utilizável a partir do painel N, e tornando as poses sempre prontamente acessíveis para uso. Sybren Stüvel fez uma extensa postagem no blog do Blender com uma visão geral do novo sistema Pose Library 2.0,
O Asset Browser ainda está em forte desenvolvimento, com muitos novos recursos experimentais já entrando no Blender 3.1 alpha.
4. Animação: Pose Sliding / In-Between Tools
O departamento de animação gostou muito deste lançamento do Blender, com a atualização da biblioteca de poses mencionada, a adição de novas constraints e funcionalidade de constraints, novos conjuntos de teclas e muito mais. Dois novos recursos merecem uma menção especial:
Ferramentas de In-Betweens
A ferramenta In Betweens foi aprimorada e agora todos usam a mesma ferramenta deslizante apresentando uma indicação visual da porcentagem de blending/pushing aplicada, além de várias outras melhorias de usabilidade.
Pose Sliding Operator
O novo Pose Sliding Operator pode ser encontrado em Pose> In-Betweens> Blend to Neighbour, e permite mover a pose atual para a esquerda ou direita da pose, permitindo arrastar poses para o meio sem perder a pose atual.
5. Atualização da IU
O tema padrão do Blender foi atualizado para comemorar o lançamento deste marco. Os recursos de temas do Blender também foram aprimorados, com muitos novos parâmetros de tema sendo expostos e personalizáveis.
Os editores de nodes receberam algumas das mudanças mais notáveis, com a adição de noodles coloridos, uma grade de pontos, linhas tracejadas para conexões de fields, a remoção do fundo verde ao entrar em um grupo de nodes e a reformulação dos temas para melhor contraste e legibilidade.
Mas espere: tem mais …
Além de reescrever e nivelar um renderizador de produção comprovado pela indústria, redesenhando o futuro procedural e nodal do Blender, adicionando um novo editor Asset Manager, atualizando as ferramentas de animação e atualizando a IU, a equipe de desenvolvimento do Blender conseguiu ir além nesta liberação:
Novos modifiers do Grease Pencil
Entre uma série de outras atualizações e novos recursos, a equipe do Grease Pencil adicionou dois novos modifiers:
O modifier Layer Length:
O modifier Dot Dash:
Importação de USD
A importação de USD chega a este lançamento, seguindo o exportador de USD que o fez desde o Blender 2.82.
Combine o aumento de desempenho de leitura e gravação de arquivos
As atualizações de desempenho do Blender 3.0 não estão limitadas à renderização: Ler e escrever .blends compactados se tornou muito mais rápido, ao custo de quebrar a compatibilidade com versões anteriores para arquivos compactados. A abertura de um arquivo .blend com milhares de blocos de dados da mesma biblioteca também foi muito melhorada.
Economizando tempo | Descomprimido | gzip | Zstd | Alterar gzip para Zstd |
---|---|---|---|---|
2,81 splash | 0.12s | 9h30 | 0.46s | -95% |
2,92 respingo | 0.12s | 11.03s | 0.82s | -94% |
Floresta Ember | 0.05s | 2.57s | 0.19s | -92% |
Sr. Elefante | 0.06s | 2,19s | 0.23s | -89% |
Tempo de carregamento | Descomprimido | gzip | Zstd | Alterar gzip para Zstd |
2,81 splash | 0.23s | 1.36s | 0,33s | -75% |
2,92 respingo | 0,22s | 2,23s | 0.82s | -63% |
Floresta Ember | 0.09s | 0,58s | 0.19s | -66% |
Sr. Elefante | 0.09s | 0,59s | 0.19s | -66% |
Tamanho do arquivo | Descomprimido | gzip | Zstd | Alterar gzip para Zstd |
2,81 splash | 386 milhões | 334 milhões | 334 milhões | 0% |
2,92 respingo | 380 milhões | 291 milhões | 284 milhões | -2% |
Floresta Ember | 105M | 71 milhões | 65M | -8% |
Sr. Elefante | 112 milhões | 66 milhões | 63M | -5% |
Navegação VR melhorada
O add-on VR Scene Inspection do Blender foi atualizado para incluir a capacidade de visualizar as entradas do controlador, bem como usar as entradas do controlador para navegar (teleport/fly/grab) pela cena.
Links
- Blender 3.0, uma nova era para a criação de conteúdo
- Blender.org: 3.0 Visão Geral
- Leia as notas de lançamento do Blender 3.0
- Baixe o Blender 3.0
Fonte: blendernation.com – Check out the five key features in Blender 3.0