Praticamente todo mundo que começou a desenhar, seja para ilustração ou animação, já ouviu falar em algum momento de desenho gestual. Faça um teste, entre em contato com alguém da área que você tenha acesso e pergunte o que você deveria praticar para melhorar seu desenho de animação, as chances são grandes que o desenho gestual seja pelo menos mencionado.
Ok, mas o que é desenho gestual e para que ele serve? Um dos primeiros artistas a utilizar o termo foi o professor de desenho Kimon Nicolaides. Na sua época, a maioria dos cursos de desenho eram voltados para a parte técnica, como formas geométricas e anatomia, mas Nicolaides acreditava ser necessária uma forma mais natural e focada na expressão. Ele chegou a escrever um livro (The natural way to draw) que abrange todo o seu curso, com exercícios suficientes para se manter ocupado por pelo menos um ano – é sério, tudo é organizado em semanas com práticas diárias – todos eles voltados para a prática da expressão e movimento. Além disso, desenho gestual não serve apenas para desenhar pessoas. Efeitos e até roupas possuem movimento e por isso também podem ser expressadas através do gesto.
O que você ganha praticando desenho gestual? Ser capaz de transmitir a essência de uma pose é fundamental nas áreas de ilustração e animação. Todos os grandes mestres dominam a técnica e ela dá aquela sensação de que o desenho está vivo, que o movimento é fluido e natural. Além disso, com a prática constante você desenvolve outras habilidades, como um traço mais solto e um aumento da sua biblioteca mental de poses, além de ser um ótimo exercício para aquecer antes de mergulhar em um projeto.
Como eu começo? Você pode começar tentando fazer do seu jeito, mas se você é como eu e precisa de um pouco de estrutura, o ideal é ver como algumas referências na área abordam o assunto. Um dos melhores é o grande mestre Glenn Vilppu, que trabalhou em vários projetos de animação com a Disney, Marvel e Warner. A técnica dele é baseada em ritmos fluidos e utilização de linhas e formas geométricas simples para transmitir o movimento. Nesse vídeo ele mostra sua forma de pensar e seus esboços são uma obra de arte em si.
Outro método muito eficaz para animação é a Força. Não é uma referência a Star Wars e sim uma abordagem do artista Michael Mattesi, muito utilizada na indústria de animação. A técnica é focada principalmente na força da gravidade e como o corpo se sustenta em relação a ela. O mais legal é como ele analisa a pose, nunca focando somente em partes do corpo, mas quais ações essas partes estão realizando. Vale muito a pena assistir esse vídeo e, caso você se anime com o método, ler o livro que ele escreveu sobre o tema.
Essas duas referências infelizmente estão em inglês, mas se você quer uma ótima referência em português e que mostra o passo a passo de como praticar desenho gestual, esse tutorial que a Pola Lucas fez para o canal do Layer cobre o assunto de forma maravilhosa e bem fácil de entender.
Algumas dicas de prática. O desenho gestual é realizado tentando capturar a essência da pose. Esqueça os detalhes anatômicos, na verdade, esqueça todos os detalhes. Nessa prática você vai estar focado nas linhas de ação, ritmo e energia. No início o ideal é praticar cerca de 30 minutos, com poses de 30 segundos até 5 minutos. Vai bater um desespero de leve no início com a falta de tempo, mas juro que, a medida que for se acostumando, você vai observar uma grande melhora nos seus desenhos.
Existem vários sites para praticar desenho gestual e os que eu mais utilizo são o Line of Action e o AdorkaStock. Ambos permitem que você escolha os tipos de modelo e o tempo que cada pose ficará disponível, além do modo classroom, com poses em diferentes tempos em uma sessão de 30 minutos. Além disso, você pode tirar fotos de si mesmo em várias poses e praticar usando o timer do celular, o que ajuda muito quando é difícil encontrar poses específicas. Caso esteja com dificuldade de encontrar movimentos específicos, uma dica de ouro é utilizar as fotos do Eadweard Muybrigde. Ele fotografou pessoas fazendo vários movimentos como andar, pular, dar socos e vários outros. As fotos são muito fáceis de encontrar no google e maravilhosas para quem quer estudar desenho gestual baseado em movimento.
A última dica é que vale muito a pena entrar em grupos que fazem sessões de desenho gestual. Junte-se com amigos ou procure grupos de animação no Discord que fazem práticas semanais. É uma ótima forma de manter a prática e receber dicas valiosas, além de fazer novos amigos.
Abraços e bons estudos!