Chegando pra substituir o Duik Bassel.2, o Duik Ángela foi totalmente reescrito e ainda está em desenvolvimento. Será lançado para o público no começo de 2023, mas você pode testar antes o script aqui, com o preço mínimo de 3.00 € (R$17,03) e ajudar os desenvolvedores!
O Duik é um script queridinho dos animadores de personagens. Sua principal função é possibilitar a criação de rig dentro do After Effects, mas também há outras funcionalidades como o “rename” que é super útil pra quem quiser renomear muitas layers de uma vez só, o rig de câmera 2D, que cria parallax sem usar a câmera 3D e entre outras.
É utilizado também juntamente com outros scripts de rig assim como o RubberHose, Limber, Joystick ’n Sliders e etc. Pra entender melhor sobre rigs de personagem com Duik, dá uma olhadinha nesse tutorial que o Bee Motion fez.
Novos recursos!
OCO Meta-rigs
OCO é o mais novo formato de Open Cut-Out. Com a finalidade de exportar, compartilhar e importar os rigs criados. Inclui também diversos Meta-rigs, que são esqueletos pré-definidos para rigar humanóides e animais.
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Novos Bones
Antes chamado de “structures”, agora o bones vem com a opção de “envelops” que servem como referências pra ajudar a fazer o formato perfeito das articulações e o “noodles” pra fazer o design dos membros de forma mais orgânica. Adicionaram também novos membros pra todo o tipo de animal (barbatanas, asas e etc).
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Procedural walk e run cycle
Pensado pra facilitar e agilizar a animação de personagens secundários, você pode customizar facilmente os walk e run cycles modificando alguns parâmetros, assim como a energia e velocidade do personagem.
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Por se tratar de um script em desenvolvimento, ainda não há muitas informações detalhadas sobre todas as ferramentas, mas assim que liberarem mais updates irei informando vocês por aqui!
Fonte: RxLaboratory