Gostaria de começar esse artigo com uma pergunta: Você possui o próprio e-mail profissional? Uma vez fiz essa pergunta para um colega de trabalho e ele me respondeu que não. Eu tinha enviado o e-mail pessoal dele (que achei com muito sacrifício) para uma vaga que encontrei. Essa vaga tinha lhe enviado uma proposta de trabalho uma semana antes, vaga essa que ele não viu pois estava escondida entre os 100 spams que ele recebia diariamente. Vou chamar esse amigo de Daniel.
Daniel estava desesperado por um novo emprego, ele chegou a me chamar no instagram para perguntar se eu sabia de alguma vaga pois ele tinha acabado de ser demitido. Eu disse que se eu visse alguma iria passar o contato dele imediatamente. Afinal, ele era um excelente animador, uma ótima pessoa e muito responsável. Alguns dias se passaram e vi uma vaga em um grupo onde Daniel não estava e decidi eu mesma enviar o contato dele. Fui até o instagram dele procurando o e-mail: Nada. Tentei procurar o nome dele no google. Encontrei o demo reel dele no Vimeo. Tentei encontrar o e-mail na descrição do vídeo. NADA. Nenhum contato. Então dei play no vídeo procurando alguma forma da vaga entrar em contato com ele. Lá estava, no final do vídeo, o e-mail de Daniel. Tive que digitar pois não consigo copiar o texto de um vídeo. Pensei “Se eu fosse o cliente já teria desistido”. Enviei o contato de Daniel para a vaga e o avisei que tinha feito isso. Ele me agradeceu e continuamos a vida. Semanas depois, perguntei sobre a vaga e ele comentou que ninguém o tinha procurado. Foi quando eu disse que usei o e-mail que encontrei no Vimeo. A resposta dele foi: “Ah esse e-mail é tão antigo. Eu uso ele para Spam”
Essa história já me ocorreu três vezes: Uma delas eu acabei de contar acima, na outra vez, passei o instagram de um amigo (por ele também não ter e-mail profissional). Nessa outra história, meu amigo não viu a vaga chamando pela DM pois as notificações estavam desligadas. Na terceira história, encontrei 2 e-mails diferentes nas redes sociais de uma amiga, qual era o certo? Jamais saberemos.
A moral dessas histórias é: TENHA UM E-MAIL PRÓPRIO PARA TRABALHO. Baixe o aplicativo dele e ative as notificações. Coloque-o em lugares bem visíveis em suas redes sociais, de preferência em um lugar que seja fácil de copiar e colar. Nunca se sabe quando você será indicado por amigos.
Eu recomendo criar o e-mail no serviço do gmail pois ele terá conexão com todos os aplicativos google úteis para autônomos: Google Drive, Google Keep, Google Calendar, Etc…
Não é difícil criar uma conta, basta seguir o passo a passo e tentar pensar em formas estratégicas de personalizar ele. Ou seja, o nome do e-mail não deve ser muito complexo, facilitando na memória caso o cliente deseje lhe buscar de novo na lista de contatos dele.
Exemplos: [email protected] | [email protected] | [email protected]
Ao concluir essa etapa, tente adicionar uma foto profissional ou uma arte de sua autoria para definir quem você é. Pode ser sua logo ou suas iniciais com uma estética que traduza seu trabalho. Essa dica pode parecer óbvia mas conheço muita gente que começou usando fotos pessoais demais, escuras demais, foto de anime… Usar imagens assim pode passar uma impressão errada e quando estamos procurando emprego não podemos nos dar ao luxo de agir muito despojado.
Não use o e-mail profissional para nada exceto comunicação com trabalho e transação financeira. Isso envolve não usá-lo para assinaturas, jogos ou compras online. Costumo usar o meu para criar contas em sites de pagamento (como o Wise ou Payoneer), sites de armazenamento (Google Drive e Dropbox) e redes sociais usadas especificamente para trabalho (Linkedin e Instagram profissional).
E antes de finalizar essa etapa do e-mail, vou repetir pois é muito importante: Certifique-se de que seu e-mail esteja visível em todas as suas redes profissionais: Desde o Linkedin até seu Instagram. Isso é MUITO importante. Geralmente produtores não tem muito tempo para procurar nossos dados. Estando ele em um lugar de fácil “copiar e colar” vai ajudar muito a vida de quem está procurando por profissionais.
Então a recomendação prática de hoje seria:
– Criar um e-mail profissional
– Adicionar uma imagem clara que passe a sensação de confiança
– Utilizar esse e-mail para abrir uma conta em sites que lhe ajudam como profissional: Dropbox, Linkedin, Conta PJ,… (Nubank e Inter não cobram taxa)
– Certificar que ele esteja presente em um local de fácil acesso (seja no seu site ou nas suas redes)
Para quem chegou de paraquedas esse artigo faz parte de um conjunto de artigos que se originou com o objetivo de trazer certa segurança para o profissional criativo iniciante. Muitas pessoas comentaram que se sentiam desmotivadas e sem auto estima para procurar vagas. Esses artigos buscam fazer um passo a passo do que é necessário termos em nossa guarda para diminuir possíveis problemas e nos fazer ter mais controle sobre nossa vida profissional, logo, mais confiança. Os artigos em ordem estão listados nos destaques do meu Instagram em “Posts”.
No próximo artigo vou falar sobre briefing e contrato 🙂 Até a próxima!