Quando falamos ou sequer pensamos em mudança, logo de cara sentimos um certo receio de deixar a nossa zona de conforto pra trás. Enfrentar algo novo, como uma mudança de emprego, por exemplo, à primeira vista pode ser assustador, pois não sabemos como será, se iremos nos acostumar, se a equipe será boa e se haverá sintonia; os questionamentos são inúmeros e começam a brotar na nossa cabeça, muitas vezes nos colocando em dúvida se é o correto a se fazer.
Estar em uma posição de decisão não é algo fácil, mas essa posição ocorre devido a fatores que não nos deixam felizes com a forma que estamos vivendo no momento, como por exemplo, sentir-se estagnado(a). A questão é: se nos sentimos em posição de estagnação, estamos nos bloqueando em vários aspectos, seja no profissional ou no pessoal, isso já é motivo suficiente para buscarmos coisas novas, pois no profissional por exemplo, isso afetará diretamente a nossa criatividade, resultando em bloqueios.
Falando do meu ponto de vista, sendo eu uma pessoa que tenho passado por sensação de estagnação e algumas mudanças nos últimos meses, posso dizer que pensar no novo é assustador, você se sente dando um tiro no escuro, não sabe o que esperar e a única coisa que pode torcer é que as coisas sejam melhores do que estão agora. Só que muita coisa na nossa vida vai fluir e melhorar se termos a coragem de arriscar e aprender com esse risco. Tem certas coisas que estão fora do nosso poder de controle e devemos nos deixar levar pelo fluxo, dar uma chance e ver onde nos leva, no fim das contas ao menos um aprendizado teremos, e se tudo der certo, bagagem e experiências incríveis também!
Vale lembrar também que quando se toma uma decisão e se inicia um movimento de mudança, se move para melhorar o que não está bom, tudo tende a se movimentar junto em favor da sua decisão, pois você libera a sua energia de algo que não faz bem e começa a aplicá-la e direcioná-la a algo que tende a ser o melhor caminho naquele momento.
Todos temos medos, receios, o que é alheio a nós sempre dispara um sinal de alerta, mas mudar e arriscar é essencial para a nossa evolução. Nossa área exige coragem, não é feita para pessoas acomodadas, sempre temos coisas a aprender, evoluir e experiências a adquirir. Temos que compreender que arriscar é preciso e que coisas incríveis podem acontecer, é só a gente se permitir um pouco mais.
–
Artes de capa e corpo do texto por Michelle Ribeiro.