Armazenar sua mídia é tão importante quanto filmar e editar. E a maneira como você armazena sua mídia pode ter um grande impacto em como sua equipe trabalha em conjunto, quanto tempo seus projetos demoram e quanto tempo você gasta em tarefas criativas e não criativas.
Desde passar discos rígidos pelo estúdio até passar horas fazendo backup manualmente de seus arquivos, muito tempo criativo é desperdiçado em um fluxo de trabalho ineficiente. Por causa disso, não é incomum ver o armazenamento de mídia como um aborrecimento em um processo de produção fluido.
Mas os servidores de mídia são mais do que apenas espaço de armazenamento para seus arquivos de vídeo. A solução certa pode levar seu fluxo de trabalho a novos patamares, criando um ambiente mais colaborativo, mantendo sua mídia organizada, automatizando tarefas manuais e dando a sua equipe a liberdade de trabalhar remotamente.
Colaboração criativa
Quando todos os membros da sua equipe têm acesso ao armazenamento compartilhado (também conhecido como armazenamento local compartilhado ou armazenamento em rede), a verdadeira colaboração criativa está ao seu alcance.
Com um servidor de armazenamento compartilhado conectado à rede como o EVO , vários usuários podem acessar e colaborar nas filmagens simultaneamente de um local seguro e centralizado. Isso significa que todos da sua equipe podem trabalhar juntos em um projeto de edição de vídeo sem sobrescrever o trabalho uns dos outros, duplicando mídias desnecessariamente ou perdendo discos rígidos contendo preciosos arquivos.
Para aqueles que já usam o Productions para Premiere Pro, você provavelmente está familiarizado com os recursos colaborativos de bloqueio de projeto. Isso permite que os membros da equipe abram a filmagem no modo somente leitura para que não substituam acidentalmente o trabalho em andamento.
Se você não estiver usando o Productions, ainda pode proteger seus projetos com o EVO. O EVO possui recursos de bloqueio de projeto integrados para qualquer tipo de arquivo – incluindo Premiere Pro, After Effects, Photoshop, Illustrator e outros aplicativos criativos do pacote Adobe Creative Cloud – para manter sua equipe colaborando e criando.
Não importa quantas baias de edição você tenha em seu escritório ou o número de editores remotos colaborando em seu conteúdo ao redor do mundo, um servidor de fluxo de trabalho de armazenamento compartilhado pode reunir toda a equipe e ajudá-lo a alcançar seus objetivos coletivos mais rapidamente.
Organização
O software de gerenciamento de assets de mídia (MAM – Media asset management) permite marcar, filtrar, pesquisar e comentar na mídia em tempo real. Essas ferramentas são perfeitas para encontrar b-roll, as melhores tomadas de uma cena ou música para se adequar ao clima. Com metadados personalizados, você pode até rastrear informações como diretor de fotografia, nome do cliente ou outros detalhes que são importantes para sua produção.
Você pode fazer com que a inteligência artificial (IA) marque sua filmagem. Se você quiser encontrar todas as filmagens relacionadas ao oceano, mas não analisou e marcou seu material, o recurso de IA categorizará automaticamente suas filmagens para que possam ser pesquisadas instantaneamente por sua equipe de pós-produção.
E se o seu MAM vier com uma extensão de painel gratuita no Adobe Premiere Pro e After Effects como o ShareBrowser (incluído gratuitamente em todos os servidores de armazenamento compartilhado EVO), sua equipe pode fazer tudo isso de dentro do próprio NLE. Não há necessidade de sair de seu lugar criativo para encontrar a mídia de que você precisa para seu projeto.
Confira o vídeo tutorial no Adobe MAX para saber mais sobre o ShareBrowser e todo o pacote EVO de ferramentas de fluxo de trabalho.
Automatizando tarefas repetitivas
O software MAM pode ajudar sua equipe de edição a encontrar o que precisa com mais rapidez, mas encontrar mídia não é o único gargalo em um fluxo de trabalho de pós-produção. A transcodificação de mídia, a criação de backups e a movimentação de arquivos podem consumir um tempo valioso do dia de um membro da equipe, especialmente se ele estiver usando sua estação de trabalho para fazer isso.
Com o servidor de fluxo de trabalho certo, tudo isso pode ser automatizado.
O mecanismo de automação integrado da EVO, Slingshot, permite agendar automações de arquivo em intervalos regulares. Faça backup de seus arquivos diariamente, semanalmente ou mensalmente. Mova todos os novos arquivos da última semana para o armazenamento em nuvem. Exclua renderizações temporárias após 30 dias de inatividade.
Por que desperdiçar seu tempo com essas tarefas monótonas e repetitivas quando seu servidor de fluxo de trabalho pode fazer isso para você durante a noite? Automatize os elementos repetitivos de seu fluxo de trabalho para que você possa concentrar seu tempo em esforços mais criativos.
Liberdade para trabalhar em qualquer lugar
A edição remota não é mais reservada para freelancers e usuários iniciais. Usando uma rede privada virtual (VPN) ou software de desktop remoto, você pode acessar sua mídia de casa, editar offline e renderizar remotamente seus projetos finais para um fluxo de trabalho perfeito de qualquer lugar.
Baixar arquivos de alta resolução pode ocupar muito tempo e espaço em sua estação de trabalho local. Como os proxies são muito menores do que seus arquivos originais de resolução total, os fluxos de trabalho de proxy são a melhor opção para edição remota. Felizmente, a edição de proxy do Adobe Premiere Pro é um fluxo de trabalho rápido e simples que fica ainda melhor quando combinado com as ferramentas de edição remota da EVO.
Usando o Nomad, o utilitário de edição remota da EVO, você pode analisar um arquivo de projeto do Premiere Pro e baixar rapidamente os proxies ou mídia de origem para sua estação de trabalho remota. Depois de editar off-line, basta conectar de volta ao seu sistema de armazenamento compartilhado via VPN para renderizar remotamente do conforto da sua casa. Seus proxies locais seguem a mesma estrutura de pastas dos originais em alta resolução, ajudando a evitar links quebrados ao colocar sua mídia online novamente.
Entendemos. O murmúrio silencioso de um servidor de armazenamento não é tão revigorante quanto o som de uma claquete ou o diretor anunciando “acabou” no final de uma filmagem. Mas a solução de armazenamento de produção de mídia que você escolhe tem um grande impacto nos bastidores.
É hora de parar de lutar com as ineficiências de um dispositivo de armazenamento sem brilho. Experimente um melhor fluxo de trabalho com o EVO, a solução de servidor de armazenamento compartilhado de alto desempenho desenvolvida especificamente para a produção de mídia criativa.
Saiba mais sobre as soluções de fluxo de trabalho de armazenamento compartilhado EVO em Adobe MAX ou em studionetworksolutions.com.
Fonte: Blog da Adobe – Collaborative video editing in Adobe Premiere Pro