Infográfico é uma das maneiras mais simples e eficazes que a nossa sociedade criou para tornar um assunto aparentemente complexo, em algo de fácil compreensão. Quando o infográfico é animado, a coisa pode ficar ainda mais séria, ganhando outras dimensões e atenção do público. Falar sobre infográficos sem mencionar os trabalhos da Eleanor Lutz é um erro sem perdão. Se você ainda não conhece o trabalho dessa mina, por gentileza, faça um favor a si mesmo e leia a matéria na íntegra.
Eleanor Lutz é uma estudante americana especializada em biologia molecular e trabalha no laboratório Jeff Riffell, em Washington, realizando várias pesquisas neurológicas e celular relacionadas com mosquitos, para ser mais preciso, o Aedes aegypti. E claro, não basta saber tudo sobre a mente de um mosquito e a biologia no geral, você também precisa ser autodidata, freelance designer e fazer muitos infográficos e GIFs científicos.
Além de um lindo trabalho, as obras de Eleanor são ótimas referências para nossa comunidade de animação e motion entender com funcionam os movimentos de coisas mais orgânicas em nosso corpo e de outros animais. Em seu site, Tabletop Whale, Eleanor reúne todas fontes que ela usa como referência para animar e embasar seus projetos, além de outros incríveis infográficos. Nesse abaixo, por exemplo, ela linkou alguns vídeos bem interessantes de animas batendo asas em slow motion, que às vezes é complicado de achar pela web.
Em alguns projetos, como o Virus trading card, a artista utiliza elementos 3D, que foram construídos por softwares como o UCSF Chimera, um programa de modelagem molecular. Quando cientistas descobrem uma nova estrutura de proteína, por exemplo, eles enviam para o Protein Data Bank, um tipo de banco de dados mundial sobre proteínas. Uma ID é atribuída para cada elemento enviado ao banco, que você pode utilizar para chamar a estrutura em programas como o Chimera ou PyMOL.
Mas em sua maioria, seus projetos são feitos em 2D, usando a técnica de frame by frame no Photoshop. Inclusive, por ser uma pessoa bastante generosa, ela disponibilizou um tutorial explicando seu workflow e como exportar GIFs no ps. Tudo através de um infográfico, claro.
E aí, curtiu? Achei muito irado!! Recomendo que você também dê uma olhadinha e dê aquele follow em seu perfil do Dribbble. Lá ela disponibiliza vários GIFs e ilustrações separadas, com mais detalhes dos seus infográficos, como é o caso desse gafanhoto, que faz parte de um infográfico explicando como os animais respiram.
Fonte: Domestika e Tableto Whale.