Esboços perdidos de Michelangelo finalmente abertos a visitação

Bora começar a semana inspirado com os esboços do mestre Michelangelo? O espaço onde o mestre renascentista ficou recluso por dois meses finalmente vai abrir suas portas para o público.

A perseguição do Papa

Primeiramente, em 1530, Michelangelo entrou em reclusão depois de receber uma sentença de morte do Papa Clemente VII. O icônico artista do Renascimento ficou no meio da luta política de seus patronos, a família Medici, que havia acabado de retornar a Florença após uma revolta populista em 1527. Durante seu exílio, Michelangelo trabalhou com o breve governo republicano para ajudar a fortificar as muralhas de defesa da cidade, tornando-se assim um inimigo de seus poderosos apoiadores.

Acredita-se que ele tenha passado dois meses escondido em um pequeno espaço, com apenas 32 pés de comprimento, 6,5 pés de largura e tetos de 8 pés nos pontos mais altos, e uma única janela para a rua, antes que o papa revogasse a sentença. Esse espaço apertado está localizado nas Capelas dos Médici, na Basílica de São Lourenço, e também se tornou uma tela para o artista, onde desenhou dezenas de obras nas paredes. Usando madeira carbonizada e giz vermelho, o artista criou várias obras figurativas, incluindo a cabeça da antiga escultura de Laocoonte e variações de suas próprias obras-primas, incluindo sua pintura “Leda e o Cisne” e variações de sua estátua de Davi.

A redescoberta dos esboços de Michelangelo

Esses desenhos ficaram ocultos até 1975, quando o então diretor das Capelas, Paolo Dal Poggetto, estava tentando encontrar uma nova saída para o museu. Uma passagem secreta sob um armário levou à sala, que estava suja devido a abrigar carvão por duas décadas. Após remover duas camadas de gesso das paredes, o museu descobriu as obras de arte.

Devido às dimensões reduzidas do espaço, ele já havia sido restrito a visitantes por medo de danificar os desenhos. Contudo, em 15 de novembro, ele será aberto ao público pela primeira vez. A decisão ocorre após reformas de segurança que permitirão a entrada de quatro visitantes de cada vez. Dessa forma, serão apenas 100 ingressos disponíveis por semana até 30 de março de 2024.

Quer mais inspiração? Saca só como esse artista transforma poesia em stopmotion.

Bebam água, estudem e sejam criativos.

Daniel desligando.

Fonte: The History Blog

Comentários

comments